LogoCofen
Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
VISITA TÉCNICA REALIZADA EM REFERÊNCIAS DE SAÚDE PEDIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LETÍCIA RODRIGUES SILVA
Autores:
  • ANA RAQUEL DE SOUSA COSTA
  • JOSILENE ALVES ROCHA SANTOS
  • RAIKA MICHELLE FREITAS NASCIMENTO
  • LORENA SOUSA SOARES
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A assistência de enfermagem voltada para Saúde da Criança e do Adolescente, constitui-se de um conjunto de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, assim como o cuidado do ser humano em crescimento e desenvolvimento que se estende do nascimento até adolescência. Objetiva-se descrever a experiência da visita técnica realizada pelos acadêmicos às instituições. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A visita realizou-se em dezesseis de dezembro de dois mil e treze na Maternidade Dona Evangelina Rosa e Hospital Infantil Lucídio Portela na cidade de Teresina-PI, por acadêmicos do curso em Bacharelado em Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral durante a disciplina Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente como estratégia educativa a fim de proporcionar aos estudantes uma maior visibilidade da assistência aplicada ao neonato e infantil em suas particularidades clínicas. A visita foi agendada pela coordenadora da disciplina sendo a turma de trinta alunos dividida em duas equipes para facilitar na mobilidade dentro das instituições a fim de não interromper no funcionamento do atendimento. Cada grupo foi acompanhado por um ministrante da matéria em cada local, sendo realizada nos turnos da manhã e tarde havendo troca de grupo nos locais de visita. Alcançou-se pontos marcantes tanto positivo como negativo, servindo como engrandecimento curricular para os discentes contemplados com a mesma. As atividades realizadas pelos acadêmicos que baseava-se na observação e anotações, foram suficientes para levantamento de questionamentos que promove vínculo e planejamento de ações que visem melhorar na qualidade da assistência oferecida. E apesar da grande quantidade de alunos por docente e o pouco tempo disponível, diria-se que a visita contribuiu de forma satisfatória para que os acadêmicos pudessem discernir a assistência aplicada. A visita técnica serve como uma importante ferramenta para os discentes, pois conhecer instrumentos antes vistos apenas em sala de aula é uma excelente estratégia de aproximação com os mesmos, além disso, a partir da observação pode-se coletar e analisar vários pontos que servirão como peça fundamental na carreira profissional.