LogoCofen
Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTE PORTADORA DE ANEMIA FALCIFORME-RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
IZABEL CRISTINA DA SILVA CARVALHO
Autores:
  • Beatrice Costa e Silva
  • Otamarla Coutinho Aires
  • Tauanne Nunes Orsano Aires
  • Janaina Maria dos Santos Francisco de Paula
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A anemia falciforme ou drepanocitose é uma doença hereditária caracterizada pela malformação das hemácias cujos sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida. A fundamentação para a anamnese pode ser obtida através do estudo da semiologia e a semiotécnica, uma disciplina de suma importância para os graduandos em enfermagem, pois habilita ao acadêmico à assistência, dotando-o de conhecimento técnico - científico para avaliação clínica (exame físico). Na UFPI- CAFS, a disciplina acontece em encontros teóricos e práticos em laboratório de simulação e unidade hospitala com carga horária total de 120 horas.Objetiva-se nesse trabalho relatar uma experiência vivenciada por estudantes do IV bloco do Curso de Enfermagem da UFPI- CAFS durante a prática hospitalar na disciplina Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de um grupo de alunos que ocorreu no período de 12 a 15 de fevereiro de 2014 durante as práticas supervisionadas em uma instituição de saúde localizada na cidade de Floriano-PI, a partir dos seguintes descritores: Anemia Falciforme; Educação em saúde; Enfermagem. O relato descreve a experiência desses alunos na assistência de enfermagem a uma paciente portadora de anemia falciforme, admitida em uma enfermaria de clinica médica no dia 13 de fevereiro de 2014. A paciente MDPS, 25 anos, procedente de Vereda Grande-PI é portadora de anemia falciforme desde o nascimento e foi admitida em uma enfermaria de clínica médica às 13h00min relatando febre, dor abdominal, vômito e diarréia há aproximadamente 3 dias seguidos. Durante sua permanência, os estudantes realizaram visitas diárias no período da tarde e prestaram assistência a essa paciente estabelecendo as etapas iniciais à sistematização da assistência de enfemagem: entrevista e levantamento de diagnósticos de enfermagem de acordo com a NANDA. Na avaliação dos estudantes a prática supervisionada permitiu a realização de uma propedêutica eficaz e o aprendizado do raciocínio direcionado à obtenção dos diagnósticos de enfermagem, possibilitando uma assistência de enfermagem eficaz. Conclui-se que a experiência vivenciada evidenciou o quanto é importante aliar os conhecimentos teóricos e práticos para a realização de abordagem eficaz pelos futuros enfermeiros através da inserção precoce no ambiente hospitalar.