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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
DIFICULDADES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PRÁTICA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Relatoria:
CRISTIANNE DE SOUZA GALVÃO
Autores:
  • PAULO BRUNO BARBOSA GONÇALVES
  • BRUNA LARISSA ALMEIDA ALVES
  • JACYARA DA COSTA CARDOSO
Modalidade:
Pôster
Área:
Cultura, política e história da enfermagem no mundo
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O Tema deste estudo busca analisar e refletir sobre a Educação Permanente desenvolvida para os Agentes Comunitários de Saúde enfatizando sua importância no processo de trabalho, suas dificuldades e necessidades. A proposta da Educação Permanente em Saúde veio como forma de capacitar e qualificar os profissionais da área para que os mesmos pudessem prestar uma assistência de maior qualidade para a comunidade. A metologia seguida foi uma revisão bibliográfica no intuito de sistematizar as referências da literatura relacionadas a educação permanente para os agentes comunitários de saúde. Foram consultados 30 artigos científicos dos quais 13 foram selecionados, além de documentos oficiais e livros. Os resultados encontrados foram organizados em cinco eixos temáticos tendo sido abordados questões que influenciam diretamente sobre o processo educativo dos ACS e a importância que a educação possui sobre a prática do seu serviço. As categorias temáticas foram perfil e atribuições do agente comunitário de saúde; dificuldades e desafios enfrentados pelo agente comunitário de saúde; planejamento das ações de educação permanente; tecnicismo do ensino x capacitação de qualidade e capacitação como ferramenta de trabalho: educação permanente. Dessa forma, foi possível observar que se faz necessário conhecer e entender o trabalho do agente comunitário para desvendar as dificuldades encontradas por ele dentro do processo ensino-aprendizagem que vem sendo implementado nas unidades de saúde. É preciso vencer essas dificuldades utilizando métodos inovadores, reflexivos, críticos e centrados no agente comunitário de saúde, buscando conhecer a realidade em que situam. Estimulando-os a participarem e exporem suas experiências para que se construam novos saberes e atribuam maior qualificação nos serviços.