LogoCofen
Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
EVELINE THOMAZ MOURA SANTOS DE VASCONCELOS SOARES
Autores:
  • PRISCILLA SANTOS GONDIM PINHEIRO
  • ROBERTA GRANGEIRO DE OLIVEIRA
  • NATASHA MARQUES FROTA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ensino técnico articulado com o ensino médio representa para a juventude uma possibilidade que colabora na sua questão da sobrevivência econômica e inserção social. OBJETIVO: Relatar a experiência de orientar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um grupo de alunos do curso Técnico em Enfermagem no município de Fortaleza/CE. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por enfermeiras que atuam como facilitadoras no curso Técnico em Enfermagem do Ensino Médio Integrado durante a elaboração do TCC como um dos requisitos para obtenção de certificado de conclusão de curso em uma escola pública. As experiências vividas ocorreram no período de outubro de 2013 à fevereiro de 2014 com um grupo de 39 alunos, onde cada um escolheu um tema para elaboração do trabalho durante o estágio supervisionado e encarregou-se da confecção do mesmo sob as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com apresentação individual ao final do processo sob forma de slides. Cada grupo de 6 alunos tinha sua professora orientadora e os encontros eram mensais na escola. RESULTADOS: Durante o período de pesquisa e elaboração do trabalho percebeu-se medo e insegurança por parte dos alunos devido à complexidade e seriedade requeridas. Muitos não entendiam o que pesquisar ou como transpor para o papel as informações colhidas. Foi um período de frustração e busca de conhecimentos em uma situação nunca vivenciada anteriormente. Além disso, percebeu-se também a dificuldade de vários alunos em utilizar os recursos da informática para pesquisa e elaboração do trabalho. No decorrer dos meses as propostas do TCC foram esclarecidas e foi possível perceber o medo dando lugar ao empenho e esforço de cada aluno em tornar possível a finalização do trabalho. CONCLUSÃO: Conclui-se que a elaboração do TCC para alunos do ensino médio integrado a um curso técnico contribui para sua formação como profissional e como pessoa, pois exige dedicação e conhecimento técnico. Durante o processo o aluno é capaz de chegar a um patamar acadêmico que, muitas vezes, se pensa ser impossível e desperta o interesse pela melhoria de sua formação profissional.