Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
VIOLÊNCIA INFANTIL INSERIDA NOS AMBIENTES ESCOLARES: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
CAMILA SANTOS DO COUTO
Autores:
- Melissa Carvalho Gomes Vieira
- Liana Maria Rodrigues Mesquita
- Mirna Albuquerque Frota
- Luiza Luana de Araújo Lira
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A violência inserida no cenário escolar é notificada por profissionais da educação e da saúde, em especial os enfermeiros, dessa forma este fenômeno é mais antigo do que se pode imaginar e com o passar dos anos adquiriu grandes proporções e passou a representar um preocupante entrave da saúde. Objetivo: Revisar a literatura nacional publicada acerca da violência infantil nos ambientes escolares, assim como a inserção da enfermagem nesse contexto. Metodologia: Realizada revisão integrativa por meio das etapas: estabelecimento de hipótese, objetivos e critérios de inclusão de artigos; definição dos dados a serem extraídos; análise dos resultados; e apresentação final. Para guiar o estudo formulou-se a questão: qual conhecimento científico produzido acerca da violência infantil nos ambientes escolares? A base de dados utilizada foi a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), mediante os descritores: “saúde escolar”, “violência”, “enfermagem” e “criança”. Adotaram-se os critérios de inclusão: indexação na base de dados LILACS; abordar informações acerca da temática; apresentar disponibilidade na íntegra online; estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol, e a partir do ano de 2008. Após aplicação dos critérios de inclusão compuseram a amostra final 8 artigos. Resultados: A análise dos artigos convergiu para as categorias: O fenômeno da violência no cenário escolar; A violência escolar, o lúdico e a inserção da enfermagem. O fenômeno da violência no cenário escolar: nesta categoria foi possível analisar a violência infantil perpetrada na escola, englobando percepções e compreensões, as atitudes arroladas dentro do contexto educacional perante a agressividade infantil, haja vista que a violência escolar é um entrave social que afeta o âmbito da educação e da saúde coletiva. A violência no ambiente escolar, o lúdico e a inserção da enfermagem: realizou-se reflexão acerca de estratégias de combate a violência realizadas pela enfermagem por meio de práticas lúdicas no meio escolar. Conclusão: O estudo possibilitou identificar as evidências acerca das condutas agressivas nos ambientes escolares infantis publicadas na literatura, assim como aprofundar o conhecimento acerca deste fenômeno. Destaca-se a importância da enfermagem em consonância com a instituição escolar resgatarem esta como uma organização significativa, ou seja, inovadora, ativa, empreendedora.