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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE:O QUE PENSAM OS GRADUANDOS DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL
Relatoria:
POLIANA RAFAELA DOS SANTOS ARAÚJO
Autores:
  • José da Paz Oliveira Alvarenga
  • Humberto Hugo Nunes de Andrade
  • Wellando Wilk Nunes de Andrade
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A interdisciplinaridade propicia uma medição entre as disciplinas, uma articulação entre os saberes e práticas, sendo, portanto, necessário à competência na área específica de atuação profissional. A presente pesquisa teve como objetivo, analisar o discurso do sujeito coletivo de um grupo de graduandos de diferentes cursos da área de saúde, sobre a interdisciplinaridade na formação multiprofissional em saúde, a partir de uma experiência vivenciada em processo de formação. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada em uma universidade pública do Estado da Paraíba; tendo como sujeitos de investigação, graduandos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Odontologia, que vivenciaram uma experiência de estágio curricular que tem por finalidade a formação de equipe multiprofissional para o desenvolvimento das atividades práticas no âmbito da Atenção Primária de Saúde. Para coleta do material empírico o instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas após aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição local do estudo sob Protocolo 802/06. Foram respeitados todos os preceitos éticos e legais da pesquisa envolvendo seres humanos, de acordo com o que preconiza a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Ética e Pesquisa ? CONEP do Ministério da Saúde. O material coletado foi analisado a partir do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados demonstram que na instituição pesquisada, os graduandos percebem que o estágio curricular vivenciado, caracterizado como Estágio Regional Interprofissional, representa uma estratégia multiprofissional que contribui na formação de competências profissionais para o desenvolvimento de ações interdisciplinares no âmbito da Estratégia Saúde da Família, na perspectiva da integralidade da atenção em saúde. Conclui-se que o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), dá ênfase de que a interdisciplinaridade em saúde vivenciada no processo de formação favorece a integração da equipe, a atenção em saúde, contribuindo assim, para a qualidade do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde.