Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
PALESTRA DIALOGADA COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO EXAME PCCU
Relatoria:
DANIELLE ETIENNE DE OLIVEIRA BEZERRA LIMA
Autores:
- BIANCA HELLEN LIMA CEREJO
- MARLYCE SILVA DE SOUZA
- JÉSSICA PINHO DA SILVA OLIVEIRA
- DILMA FAGUNDES DE SOUZA
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Câncer do colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil e o terceiro tumor mais frequente na população feminina. O câncer do colo uterino demora anos para se desenvolver e as alterações celulares que podem desencadeá-lo são facilmente detectáveis através do exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), conhecido como Papanicolau. A realização do exame anualmente permite identificar essas alterações precocemente, aumentando as chances de cura. É importante, pois, desenvolver ações que informem e sensibilizem às mulheres quanto a importância de realizar o PCCU, para a prevenção e detecção inicial desse câncer. A palestra dialogada é uma estratégia para a educação em saúde sobre a importância do exame PCCU, uma vez que possibilita aguçar o poder crítico e analítico do público alvo sobre a temática, a partir do conhecimento de base já existente. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo do tipo relato de experiência, elaborado durante o estágio supervisionado em saúde pública, ocorrido no Centro de Saúde Escola do Marco (CSEM) em Belém/PA, no período de fevereiro à abril de 2014, sob supervisão e orientação de uma docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde se realizou atividade de educação em saúde, através de palestras dialogadas com as mulheres atendidas no referido centro, sobre a importância do exame de PCCU para a saúde feminina. OBJETIVOS: Orientar mulheres, usuárias do CSEM, a respeito da importância da realização do exame PCCU, com base na pedagogia de palestra dialogada. RESULTADOS: Durante a ação educativa, as acadêmicas de enfermagem realizavam perguntas como: Você sabe o que é o colo do útero? Onde ele se localiza? Como você usa o colo do útero? Por que devemos realizar o exame? O que é o câncer do colo do útero? Tais perguntas induziam as mulheres a responderem e interagirem com a equipe, permitindo um processo de ensino-aprendizagem, a partir de elementos já conhecidos por elas, facilitando a assimilação de novas informações e orientações fornecidas pelas acadêmicas de enfermagem. Ao final da palestra dialogada, as mulheres se mostravam conhecedoras das informações sobre o PCCU e aptas a repassarem o conhecimento. CONCLUSÃO: A palestra dialogada pôde estabelecer uma comunicação eficaz entre profissional de saúde e clientela, quanto à realização do PCCU, uma vez que causou a reflexão sobre o assunto e sensibilizou sobre a importância do mesmo para a saúde.