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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
HIPERDIA E A HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
THAMIRES CARVALHO BRANDÃO
Autores:
  • Cleydiane Gonçalves Farias
  • Laura de Fátima Lobato Silva
  • Sheila do Socorro Feio Bastos
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O HIPERDIA é, segundo o Portal da Saúde/SUS, um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão e ao Diabetes Mellitus em todas as unidades ambulatoriais do sistema único de saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde. OBJETIVO: Refletir e discutir a humanização na prestação de serviço do profissional enfermeiro, a partir das vivências de concluintes do Curso de Graduação em Enfermagem e correlacionar o processo de Humanização ocorrido no programa HIPERDIA. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de discentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Pará em prática de estágio supervisionado em saúde pública no mês de setembro de 2013. O setor do campo de estágio escolhido para o relato foi o que trabalha com clientes cadastrados no HIPERDIA, por entendermos que o programa trabalha de forma integral e multidisciplinar a saúde do cliente, sendo mais acessível à visualização da humanização da assistência nesse setor. RESULTADOS: Observou-se uma dificuldade relacionada à falta de organização no agendamento das consultas de enfermagem, fato confirmado por muitos momentos ociosos no setor, intercalados por situações de fluxo intenso de atendimentos. Acreditamos que se houvesse uma organização dos horários de consulta da enfermagem, o profissional poderia aumentar o rendimento no trabalho e organizar um dia para o desenvolvimento de educação em saúde, o que é fundamental para a melhora do funcionamento do programa e meio de disseminar conhecimentos corretos a seus usuários, que são agentes multiplicadores das informações fora do programa e da unidade. Quanto à educação permanente entre os profissionais que trabalham no HIPERDIA, observamos a necessidade de um estudo de grupo permanente entre esses profissionais não apenas para discutir casos, mas também para encontrar, em conjunto, estratégias para o melhor desenvolvimento do programa. CONCLUSÃO: Acreditamos que estas atividades vivenciadas e aprendidas contribuíram para acrescentar e aprimorar nossos conhecimentos na área da saúde pública. Adquirirmos conhecimentos técnicos e científicos sobre os cuidados de Enfermagem prestados pela equipe, sobretudo, atividades do enfermeiro no programa.