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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
ENFERMAGEM E A PRÁTICA EDUCATIVA COM A POPULAÇÃO RIBEIRINHA DA ILHA DO COMBÚ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOÃO VITOR DE OLIVEIRA RIBEIRO
Autores:
  • ANA ISABELLA SOUSA ALMEIDA
  • FERNANDA FERREIRA MARTINS
  • SÂMELA STEFANE CORRÊA GALVÃO
  • ANTÔNIO LUIS PARLANDIN DOS SANTOS
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Trata-se de um relato de experiência vivido por um grupo alunos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará junto à população ribeirinha da ilha do Combú, localizada à margem esquerda do rio Guamá, Belém-pa. O enfermeiro como membro da equipe de saúde tem como responsabilidade técnico-político e social o desenvolvimento de ações de educação em saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, para uma boa atividade educativa dirigida aos ribeirinhos é necessário conhecer as dificuldades enfrentadas e suas consequências para o bem-estar físico, mental e emocional dessa população. Objetivos: Relatar a experiência vivida por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) junto a Estratégia Saúde da Família (ESF) da Ilha do Combú, no município de Belém/Pará. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório caracterizado como um relato de experiência, com a população ribeirinha. Todo o processo educativo foi desenvolvido no dia 30 de maio de 2014, na Estratégia Saúde da Família (ESF), campo de experiência, onde foi realizada uma palestra sobre “Diarréia infecciosa” a fim de promover a saúde dessa população. Resultados: A partir da problemática encontrada, a ausência de tratamento de água, os acadêmicos de enfermagem perceberam que as doenças veiculadas pela água, inclusive a diarréia infecciosa, era freqüente naquela localidade. Foi realizada uma palestra sobre o tema, tendo como público alvo, as todas as pessoas que se encontravam na ESF, inclusive agentes comunitários e outros profissionais de saúde. Os resultados foram positivos, pois observamos que no decorrer da palestra, houve comprometimento, participação e interesse da população, criando assim um ambiente confortável, facilitando a troca de experiência entre os acadêmicos e os participantes, assim mantiveram-se consciente sobre a importância do tratamento da água para prevenir a diarréia infecciosa e outras doenças relacionadas ao uso da mesma. Conclusão: A experiência foi útil, tendo em vista que a educação é um processo de humanização que ocorre na sociedade com finalidade de incentivar o autocuidado e prevenir e promover a saúde da população ribeirinha.