Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DA ENFERMAGEM: PAPEL DO ENFERMEIRO
Relatoria:
SILVIA MARIA GOES DOS SANTOS
Autores:
- SÍLVIA MARIA GOES DOS SANTOS
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: No exercício da enfermagem avaliamos e somos avaliados. A enfermeira em suas atividades assistenciais, de ensino, administrativas e em todos os momentos está ensinando e avaliando. A avaliação de pessoas e de processos está em seu dia-a-dia. OBJETIVO: Apresentar o papel do enfermeiro como avaliador e conhecer instrumentos de avaliação adotados pela enfermeira para analisar o trabalho de enfermagem em seu contexto. METODOLOGIA: Como proposta metodológica, além do levantamento bibliográfico, são apresentados procedimentos de ensino da prática docente da enfermeira dentro de uma realidade, onde foi feito uma reflexão sobre a avaliação do serviço. Da reflexão dos procedimentos adotados, percebemos uma preocupação da enfermeira com a função de avaliação em serviço. São utilizadas quatro tipos de instrumentos formais de avaliação: ficha de desempenho, ficha de registro de fatos, avaliação final da área curricular e ficha de avaliação com avaliação de atributos individuais (abnegação, apresentação, camaradagem, comunicabilidade, cooperação, disciplina, equilíbrio emocional, resistência) e atributos funcionais (decisão, dedicação, dinamismo, imparcialidade, iniciativa, objetividade, persistência, responsabilidade). RESULTADOS: Foram apresentados os procedimentos de fácil manuseio e aplicabilidade. Os tipos de instrumentos formais de avaliação utilizados pela enfermeira na realidade estudada são formulários específicos para cada etapa da avaliação. CONCLUSÃO: O presente estudo permitiu uma reflexão sobre a função avaliadora da enfermeira, da necessidade da padronização e normatização da avaliação dos processos de trabalho da enfermagem. Que é necessário conhecermos o perfil dos colaboradores com os quais trabalhamos para realizarmos uma avaliação justa, ética e humana.