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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE INFRAÇÕES ÉTICAS E PROCESSOS ÉTICOS DISCIPLINARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ENGRACIA LIMA
Autores:
  • GILBERTO TADEU REIS DA SILVA
  • CRISTIANE MAGALI FREITAS DOS SANTOS
  • DARCI OLIVEIRA SANTA ROSA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Este relato de experiência pretende abordar a atividade educativa desenvolvida pelos integrantes da Câmara Técnica de Ensino e Legislação em Enfermagem (CTELE) do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia. A referida ação teve cunho pedagógico e educativo, desta maneira os componentes da CTELE se reuniram para pensar estratégias de sensibilizar os profissionais sobre o Código de Processo Ético. A opção por tratar este assunto vai ao encontro de um dos eixos do planejamento estratégico da gestão Novo Tempo, iniciada em 2012, que expressa o anseio de utilizar a lei do exercício profissional, o código de ética e as normas disciplinares como instrumentos de orientação da prática dos profissionais de enfermagem e defesa da qualidade do cuidado aos usuários dos serviços de saúde, sempre com um foco educativo e de aprendizado compartilhado. Assim, optamos pela estratégia pedagógica do júri simulado para a consecução dos objetivos propostos entendendo que os recursos e estratégias são vitais para um efetivo processo de ensinagem. Relatar sobre a experiência do desenvolvimento do Fórum De Discussão Sobre Infrações Éticas E Processos Éticos Disciplinares em todas as subseções do COREN-BA. Os Fóruns de Discussão nas Macrorregiões sobre Processos Éticos foi uma atividade realizada pelo COREN - Bahia em parceria com serviços de saúde, escolas e governos estadual e municipais, realizada de agosto a dezembro de 2013. A metodologia de trabalho utilizada propicia aos participantes vivenciarem as etapas de um processo ético a partir da admissibilidade de uma denuncia encaminhada ao COREN - Bahia. A ação de 2013 abarcou mais de 500 profissionais de Enfermagem e, os indicadores de avaliação dos eventos tiveram a aprovação, por parte dos participantes, maior ou igual à 85%. Foi expresso por vários participantes a relevância desta ação junto aos profissionais. Concluímos que o agir ético envolve vários aspectos para além do período de formação em instituições de ensino. Evidencia-se que o Conselho Profissional ao desenvolver este ação se aproxima dos profissionais e efetiva seu papel de formação contínua unto aos profissionais. Percebemos, também, a importância desta abordagem pedagógica para dialogarmos com os profissionais, como estratégia como uma estratégia promissora e educativa das fases do processo ético. Esta ação propiciou um movimento de uma escuta sensível mais próxima aos profissionais de Enfermagem. E ressalta-se como uma possível ação de continuidade em 2014.