Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
INGRID MORAIS DE FREITAS
Autores:
- JESSICA MARIA PALMEIRA DANTAS
- GISELE LOPES OLIVEIRA
- LUCAS PALMEIRA DANTAS
- CAMILA MORAIS DE FREITAS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a partir do ano 2000, vêm incentivando mudanças no nosso país, nas instituições formadoras dos cursos da área da saúde através da implementação de práticas pedagógicas, tentando se aproximar a realidade social, com isso várias ações foram desenvolvidas, como o programa Aprender SUS e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Na pedagogia tradicional o ensino é centrado no professor. Este é autoridade dentro da sala de aula e responsável pelo processo educativo, enquanto o aluno, mero receptor de informações. Diante desta nova pedagogia nasce à metodologia ativa, tendo como princípio teórico a autonomia do discente que Paulo Freire tanto descreveu, um sujeito que procura construir a sua própria história levando em consideração sua cultura, seus saberes acumulados e corresponsável pelo seu processo de aprender; e o professor um mediador, coadjuvante, estimulando um aluno crítico, reflexivo. Só é possível se o docente tiver humildade de reconhecer seus limites. Visto que o estudo objetiva analisar a produção científica que trata as metodologias ativas na formação dos profissionais de saúde. Tratando-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão integrativa, que buscou conhecer a utilização das Metodologias Ativas na formação dos Profissionais a partir das bases de dados: LILACS, BDENF e IBECS, considerando o período de 2002 a 2012. Portanto, a partir da coleta e análise dos dados, frente a esses aspectos, diferentes cenários são retratados pela aplicação das metodologias ativas nas pesquisas avaliadas. No entanto, as universidades, tendo o estudante como papel ativo na construção e produção do seu conhecimento, predomina como o espaço para implementação das ações, enquanto que os demais cenários são pouco desenvolvidos. Concluímos que as novas formas de trabalhar com o conhecimento no ensino superior, procura romper com o modelo tradicional de ensinar por meio das metodologias ativas, quer seja a problematização ou a aprendizagem baseada em problemas, procurando reorganização da teoria e da prática.