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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAR BRINCANDO: A CRECHE COMO AMBIENTE SOCIALIZADOR PARA A CRIANÇA
Relatoria:
ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES
Autores:
  • ANNE GRACE ANDRADE DA CUNHA
  • ROSELAINE BRUM DA SILVA SOARES
  • JESSICA CAROLINE MAGALHÃES PEREIRA
  • Aderlaine da Silva Sabino
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A creche surge no cenário atual como um local destinado a cuidar da criança, oferecendo-lhe assistência integral enquanto estes pequenos e exigentes clientes permanecem sob seu cuidado profissional. Este cuidado exige dos cuidadores e educadores infantis, um olhar holístico direcionado ao assistir a criança em todas as suas necessidades inerentes a faixa etária. Neste contexto, a brincadeira desponta neste ambiente como uma ferramenta indispensável, utilizada no processo ensino/aprendizagem, favorecendo à criança experiências da vida diária em forma de brincadeiras, somando a sua rotina familiar e na sociedade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil orienta que a atividade de educar seja realizada vinculado-a ao contexto social utilizando-se de recursos didáticos auxiliem na fixação da aprendizagem. Deste modo, o brinquedo surge como ferramenta facilitadora na arte de ensinar OBJETIVOS: Relatar as experiências vividas no Projeto de Extensão e Assistência à Saúde da Criança na Creche?, da Universidade Federal do Amazonas. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo pautado em um relato de experiência, das atividades vivenciadas com acadêmico bolsista e voluntário em um projeto de extensão, do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas ? UFAM, durante as atividades de ensino as crianças da creche, utilização como recurso didático, palestras, brinquedos, cartazes, fantoches, música e brincadeiras infantis. O PIBEX é realizado semanalmente na Creche Casa da Criança. RESULTADOS: Através das atividades realizadas com as crianças na creche filantrópica Casa da Criança?, foi possível identificar que a atividade de brincar e a brincadeira é uma ferramenta indispensável no processo de educar e no atendimento para um aprendizado dinâmico e harmonioso das crianças que assistiam as palestras e participavam das brincadeiras ora desenvolvidas para fixação do aprendizado. Deste modo, evidencia-se nos últimos anos um olhar voltado para um aprendizado não mais meramente mecanicista, mas sim, uma busca incessante as potencialidades dos pequenos cidadãos em formação. CONCLUSÃO: Diante deste turbilhão de informações na era globalizada, com exigências de conhecimentos e competências de saber cada vez mais precoce, o uso do brinquedo com as crianças em creche, surge como uma ferramenta indispensável no processo de assistir a criança respeitando-a como ser em formação e com necessidades de brincar.