Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
DESAFIADORA EXPERIÊNCIA DE SER TUTOR NO PROJETO CAMINHOS DO CUIDADO
Relatoria:
THALYTA MAYSSA PAIVA DAS NEVES
Autores:
- AMELIA BELISA MOUTINHO DA PONTE
- ISABEL CRISTINA TEIXEIRA CARNEIRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Ser tutor do projeto Caminhos do Cuidado é, sem dúvida, uma experiência desafiadora. A responsabilidade na formação de profissionais da Atenção Básica em Saúde Mental, com o objetivo de ampliar o olhar para o cuidado/assistência do usuário de drogas, faz-nos refletir em novas práticas de docência no SUS que ultrapassem a orientação de protocolos. OBJETIVO: Relatar a exitosa experiência de duas profissionais de saúde no ser tutor no Projeto Caminhos do Cuidado. METODOLOGIA: As tecnologias de formação e metodologias de aprendizagem utilizadas para o alcance dos objetivos pretendidos, através do diálogo e problematização das situações do cotidiano e territórios dos alunos, deram o suporte necessário para abordar a temática das Drogas. O tema da Saúde Mental ainda é envolvido de muitos mitos e estigmas, sobretudo, quando relacionado ao uso prejudicial e abusivo de álcool e outras drogas, para tanto, faz-se necessário o direcionamento para a descoberta de novas formas de cuidado, na criação de alternativas que potencialize as relações na comunidade e o fortalecimento das redes de apoio em defesa da vida, ampliando as possibilidades de intervenção em saúde, libertando-se da ideia de asilamento/hospitalização e abstinência como única alternativa de cuidado, estando em conformidade com a reforma psiquiátrica anti-manicomal. RESULTADO: O processo de construção de um “novo olhar” com os Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, revelou que a ruptura de paradigmas, a mudança de uma cultura milenar voltada para a institucionalização não se faz num período de um mês, a formação permanente e continuada aponta para a melhoria da assistência na Saúde Mental e na Atenção Básica. CONCLUSÃO: Nessa perspectiva, conclui-se que a estratégia de dois tutores por turma de categorias profissionais diferentes, uma Enfermeira e uma Terapeuta Ocupacional, promoveu um melhor direcionamento dos debates na interface da Atenção Básica e Saúde Mental, uma vez que, atuam nas respectivas áreas, ressaltando como exitosa foi tal experiência.