LogoCofen
Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA COM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PRÁTICA HOSPITALAR
Relatoria:
RAFAELA PEREIRA GOMES PINTO
Autores:
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A prática docente é um ato que exige muita paciência, conhecimento técnico e científico, além de sabedoria para fazer com que os alunos possam entender o que estar sendo discutido. A construção do conhecimento ocorre com muita dedicação, estudo e o aprimoramento ocorre com o tempo. Estudos da Enfermagem como ciência e como profissão da área da saúde visam a aquisição de conhecimentos básicos para a análise do nível de saúde de uma comunidade, reconhecimento de teorias da Enfermagem e prática de procedimentos simples nos diferentes agravos à saúde. Objetivos: Discutir a experiência da docência com alunos do segundo semestre de enfermagem da Universidade Federal do Pará no âmbito hospitalar. Metodologia: Utilizar da observação, da prática e dos conhecimentos adquiridos com os alunos dentro do ambiente hospital. O período do estudo foi de 07 à 23 de Maio de 2014 com um total de 20 alunos durante a experiência. Resultados: Foi possível observar a experiência com os alunos foi de extrema importância para o aprimoramento como docente, bem como na construção do conhecimento dos alunos. Observei que a experiência de ser docente leva a entender que o conhecimento é uma troca de experiências entre professor e aluno para o entendimento comum no contexto das práticas de enfermagem e em proporcionar o melhor cuidado ao paciente. Conclusão: A experiência de ser docente com os alunos foi muito importante para o crescimento de ensino-aprendizagem dentro da profissão de enfermagem. Além disso, concluo que a prática de ser docente com qualidade é uma tarefa diária que necessita de muita paciência e dedicação à profissão.