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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE À EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE EM UNIDADES DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
SELENA MARIA DOS SANTOS CAVALCANTI
Autores:
  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva
  • Nathália da Silva Correia
  • Eliana Lessa Cordeiro
  • Selena Maria dos Santos Cavalcanti
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A Educação tem como compromisso o crescimento pessoal e profissional, visando à melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido, proporcionando com isso: liberdade, autoestima, autoconhecimento e realização. Quando trata-se de educação, há necessidade de aproximar o grande público, principalmente quando relacionados aos profissionais de saúde. Em virtude das constantes mudanças sofridas na área, é exigida desses uma constante atualização. Existem duas modalidades de educação que estão divididas em: Educação Continuada - que engloba uma visão multiprofissional, baseando-se em temas pré-determinados e atuando nas necessidades do público e da instituição, seguindo fielmente os Programas Anuais de Treinamentos (PATs), e a Educação Permanente: a qual possui como característica uma visão uni profissional, que além dos programas destinados ao PAT, são oferecidos treinamentos e atualizações de acordo com as maiores necessidade específicas de alguns profissionais, sem, necessariamente, conter nos planejamentos anuais, podendo ser oferecido a qualquer momento de acordo com as necessidades do profissional. Objetivos: Analisar a importância dos serviços de educação em unidades de saúde. Metodologia: Para isto, foi necessário um estudo de revisão integrativa, partindo-se da leitura e reflexão das publicações nacionais de 05 (cinco) artigos, dos últimos 05 (cinco) anos, descritos na literatura científica brasileira e disponíveis na íntegra, indexadas na biblioteca virtual em saúde: SCIELO, sendo utilizados os descritores: â??Educação em Saúdeâ??, â??Conhecimentoâ?? e â??Centros de Saúdeâ?? aplicando o operador boleano AND. Resultados: Diante desses conceitos, a educação torna-se, uma abordagem complementar na formação dos profissionais, auxiliando-os, aproximando-os da realidade social e oferecendo subsídios para que possam atender as necessidades de saúde da população e contribuir para a organização dos serviços com as mudanças necessárias ao atendimento satisfatório. Conclusão: Conclui-se que a educação proporciona uma enorme mudança no que diz respeito aos serviços prestados, pois através de diversas formas de assimilação do conhecimento, o profissional torna-se estimulado a procurar constantemente o aperfeiçoamento com aplicabilidade tanto na área pessoal, como profissional. Partindo-se desse pressuposto, desenvolve-se, o conhecimento destes profissionais, conseguindo alcançar com êxito os objetivos de atender aos seus clientes com eficiência.