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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
REFLEXÃO SOBRE TUBERCULOSE E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ADESÃO AO TRATAMENTO
Relatoria:
BRUNO DE OLIVEIRA SANTOS
Autores:
  • Iaci Proença Palmeira
  • Cristal Ribeiro Mesquita
  • Daniela Feitosa Duarte
  • Ana Beatriz de Oliveira Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. A duração mínima do tratamento é de seis meses consistindo na tomada diária de medicamentos, recebendo o paciente ao final alta por cura. Uma das maiores dificuldades para controle da TB está relacionada à falta de adesão ao tratamento. Neste momento, é de suma importância, realizar atividades de educação em saúde, com o objetivo de ensinar e esclarecer sobre o tratamento, sinais e sintomas, formas de contágio. A educação em saúde é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas. Nesse sentido, é de suma importância para a formação de um enfermeiro proativo no combate à TB, que desde os primórdios da graduação seja preparado, por meio de práticas que promovam o contato do mesmo com os sujeitos, nos quais prestará os cuidados. Objetivos: Relatar as experiências de acadêmicos de Enfermagem na realização de ações de educação em saúde na prática curricular. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante as ações de prevenção e controle da tuberculose da disciplina Endemias da Amazônia, do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará. O cenário do estudo compreendeu o Centro Escola, em Belém-Pará. O período de realização do estudo estendeu-se de setembro a novembro de 2013. Resultados: Durante a prática percebeu-se que a educação em saúde utilizando-se de recursos visuais, como folders, conjuntamente realizados com as orientações recebidas nas consultas de enfermagem, contribuíram sobremaneira para que os portadores de TB compreendessem as formas de prevenção, seus condicionantes, e os esquemas de tratamento, assim como incentivou esses pacientes para adesão ao tratamento, e minimizou os estigmas que eles possuíam em torno da doença. Conclusões: A prática da educação em saúde pode ser realizada de diferentes formas e durante a consulta de enfermagem, pois propicia a adesão ao tratamento, prevenção de casos, controle de contatos e, principalmente, para a quebra da cadeia de transmissão, além de evitar o isolamento social. Nesse sentido, conclui-se que esta experiência favoreceu e foi de suma importância na formação crítico-reflexivo do futuro enfermeiro ao lidar com a TB na esfera da comunidade. Observou-se mudanças positivas com a realização dessa assistência a esses pacientes, mostrando o essencial papel da enfermagem na prevenção e tratamento da tuberculose.