Anais - 16º CBCENF
Resumo
Título:
PERCEPÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA EM COMUNIDADE CARENTE NA CAPITAL CEARENSE
Relatoria:
ANA GABRIELA GLADSTONE COSTA
Autores:
- Mayanne Santos Frota
- Priscila Nascimento da Silva Rodrigues
- Francisco Antonio da Cruz Mendonça
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O processo saúde-doença relacionado com a pobreza local enfatiza a problemática de pessoas que vivem em condições sanitárias inadequadas. Os moradores desta comunidade têm como principal fonte de renda a coleta de materiais recicláveis de onde obtém o seu próprio sustento e de suas famílias. Outros são beneficiários do programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, contribuindo para erradicação da extrema pobreza. Esses moradores sentem-se isolados do mundo por viverem em extrema pobreza, sem qualidade de vida e sem os seus direitos universais assegurados. Diante deste contexto objetivou-se registrar e reforçar o conceito de saúde-doença como um conjunto de abrangência biológica, psicológica, ambiental, social, cultural, individual e comunitário, como também relatar a percepção do acadêmico de enfermagem acerca do processo saúde-doença, sensibilizando assim o público discente e docente quanto à importância de atuar no serviço de saúde pública. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante visitas a comunidade do Pau Fininho, Fortaleza- CE. As visitas foram supervisionadas por uma preceptora de estágio e dividiram-se em duas etapas: a primeira teve como objetivo conhecer a comunidade, suas áreas e particularidades; na segunda etapa realizamos visitas as famílias da comunidade com o intuito de conhecer os aspectos sócio- econômicos e a saúde das famílias. Com essa experiência pudemos compreender o processo de saúde- doença como parte da análise de situação de saúde considerando o conceito ampliado de saúde. Esta experiência foi de grandiosa importância para formação do acadêmico de enfermagem que pôde vivenciar o contexto comunitário para a compreensão e intervenção no processo saúde-doença.