LogoCofen
Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: UMA FERRAMENTA DE PUBLICIDADE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO AMAZONAS
Relatoria:
MIRIAM SANTOS DA SILVA LOPES
Autores:
  • Maurício Sanches Nunes
  • Thyrsus Carvalho Lopes
  • David Lopes Neto
  • Clodoaldo Almeida da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A comunicação corporativa é ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer organização, funcionando como um elo entre os clientes internos e externos, para a acessibilidade às informações da instituição, órgão ou empresa. Objetivo: relatar a implantação do projeto de comunicação corporativa do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas - Coren-AM. Métodos: Relato de experiências de conselheiros regionais e assessoria de comunicação na elaboração e implantação do Projeto de Comunicação Corporativa do Conselho regional de Enfermagem do Amazonas na Gestão 2012-2014. Resultados: Os conselheiros regionais, com base no plano de ação, criaram no novo regimento interno o setor de comunicação, elaboraram o planejamento estratégico da gestão, no qual inseriram a criação do projeto de comunicação corporativa. Para dar seguimento ao projeto, foi criada e contratada a assessoria de comunicação, a qual elaborou o projeto básico de comunicação corporativa para dar publicidade e marketing às ações do conselho regional. O Projeto: está em desenvolvimento com base na análise dos indicadores de desempenho, como: adequação da linguagem e dos meios de comunicação utilizados; documento de perguntas e respostas e suas atualizações; registros de visitas e apresentação de evidências de divulgação da informação como fichas de visita e registro fotográfico; quantidade de materiais informativos distribuídos; apresentação do material gráfico produzido, especificando a quantidade, frequência e destinação; histórico de atualizações cadastrais. O acompanhamento e avaliação dos resultados ao longo de toda a atividade permitirão corrigir, adequar ou modificar, em tempo hábil, as estratégias e ações propostas. O processo de acompanhamento deve incluir o registro dos processos de comunicação com evidências como fotos, filmagens e documentos oficiais do Coren-AM. Conclusão: Conclui-se que a medida adotada de criação do projeto de comunicação corporativa criou e já estreita relacionamentos do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas com os empregados públicos, fornecedores, profissionais de enfermagem e sociedade, utilizando estratégia e meios de fortalecer o sistema cofen/conselhos regionais de enfermagem.