Anais - 16º CBCENF
Resumo
Título:
QUALIDADE DE VIDA DE CLIENTES OBESOS COM DIABETES MELLITUS
Relatoria:
VIVIANY DE FATIMA BRITO BARBOSA
Autores:
- Simone de Oliveira Moreira
- LÍVIA MARIA SANTOS DA SILVA
- Jamili Anbar Torquato
- Francisco de Assis Félix da Silva Filho
Modalidade:
Pôster
Área:
Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Atualmente, a qualidade de vida passa a ser uma preocupação mundial, sendo considerada pelos estudiosos um desafio para os que buscam meios que possam ser implantados no cotidiano, com objetivo de apontar sugestões em busca de bons resultados. Sabe-se contudo, que a relação entre obesidade e diabetes mellitus tipo 2 é bem estabelecida, ou seja, pacientes com sobrepeso ou obesos têm um aumento significativo do risco de desenvolverem diabetes. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de vida de clientes com sobrepeso e obeso, portadores de Diabetes Mellitus, assistidos em UBS no município de Santa Rita- PB. Foi realizado um estudo epidemiológico do tipo transversal-analítico com abordagem quantitativa. Para tal propósito, foram entrevistados 60 clientes e foi utilizado o questionário WHOQOL-BREF, instrumento desenvolvido pelo Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde- OMS. Foi realizado um levantamento de dados de identificação dos entrevistados para sua caracterização sociodemográfica. Através dos resultados, foi possível verificar que na população amostral estudada 73,3% são do gênero feminino e apenas 26,6% do gênero masculino. Verificamos também que 56,7% apresentaram qualidade de vida boa, 28,3% nem ruim nem boa e apenas 15,0% ruim. Nenhum considerou muito ruim sua qualidade de vida. Apenas 16,7% diabéticos referiram estarem insatisfeitos com sua saúde, 36, 7% nem satisfeito nem insatisfeito e 46,7 % satisfeitos com sua saúde. Após o estudo, podemos afirmar que a obesidade e a diabetes é uma dificuldade em todos os aspectos para a manutenção de uma boa qualidade de vida, porém, nessa amostra estudada, considerando o instrumento utilizado, a hipótese de uma qualidade de vida negativa entre esses clientes foi rejeitada.