LogoCofen
Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
“SAÚDE EM CENA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
NAYARA SILVA BORGES
Autores:
  • Letícia Antunes Fischer
  • Marta Pereira Coelho
  • Jerusa Araujo Dias
Modalidade:
Pôster
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO:A promoção de hábitos de higiene é um tema de fundamental importância e diretamente associada à saúde das crianças, uma vez que infecções por microorganismos estão relacionados à higiene inadequada das mãos e dos alimentos, deixando as crianças susceptíveis a diversos riscos, como infecções intestinais e verminoses. Trata-se da promoção da saúde no âmbito escolar, procurando desenvolver conhecimentos para o autocuidado da saúde e a prevenção de condutas de risco, promovendo uma análise crítica sobre valores, condutas e estilos de vida, buscando fortalecer tudo aquilo que contribui para melhoria da saúde e do desenvolvimento humano. OBJETIVO: Relatar a experiência vivida por acadêmicos de Enfermagem no projeto de extensão “Saúde em cena”. METODOLOGIA:Estudo de abordagem qualitativa e descritiva, do tipo relato de experiência. Este trabalho descreve as vivências de acadêmicos de Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo junto ao projeto de extensão “Saúde em cena”, realizado em creches da cidade de São Mateus-ES, pela Universidade Federal Espírito Santo, através de atividades teatrais educativas em saúde para crianças em fase pré-escolar. RESULTADOS:As atividades do projeto ocorrem através de peças teatrais e musicais voltadas ao universo infantil, com linguagem clara e de fácil assimilação, relacionadas à educação em saúde a fim de levar à promoção do desenvolvimento de hábitos saudáveis e higiene pessoal no sentido de preservar a saúde e combater diversos males que vêm afetando as crianças, de maneira a orientar sobre técnica correta de lavagem das mãos e escovação dos dentes, incentivo ao banho de forma divertida e prazerosa, os perigos ao andar descalços, dentre outras práticas.CONCLUSÃO:Percebemos que este método de educação em saúde tem sido de grande valia para a transformação de inadequados hábitos que podem se refletir em riscos para a saúde infantil, uma vez a intervenção é adaptada e baseada ao conhecimento das crianças, enfatizando importantes meios de proteção à saúde, disseminando conhecimentos sobre medidas simples, mas imprescindíveis à qualidade da saúde infantil e a seus familiares.