Anais - 16º CBCENF
Resumo
Título:
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES HOSPITALARES
Relatoria:
LAURO RICARDO DE LIMA SANTOS
Autores:
- Tatiana Carneiro de Resende
- Alberto Lopes Ribeiro Júnior
- Guilherme Silva Mendonça
- Eder Pereira Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O processo ensino-aprendizagem está vivenciando novas tendências educacionais, que possibilitam a democratização do processo educativo, com foco para a formação de cidadãos e capacitação para o trabalho. No contexto atual o pedagogo começa a assumir novos perfis, atuando fora de instituições escolares, como organizações não-governamentais, empresas, hospitais, movimentos sociais, associações, clubes e espaços educativos, permeando e caminhando paralelamente a educação formal e não formal. Destaca-se também a inserção do pedagogo no ambiente hospitalar, atuando junto a pacientes que devido as suas enfermidades encontram-se impossibilitados de frequentar instituições de ensino e também na gestão do conhecimento, trabalhando com o compartilhamento de toda informação e conhecimento na empresa, esteja ela em documentos ou em pessoas. Objetivo: Apresentar a atuação do Pedagogo como membro da equipe multiprofissional de ambientes hospitalares. Metodologia: Trata-se de uma trabalho de pesquisa bibliográfica, em bases de dados on line, com os descritores: Pedagogo, Pedagogia, hospital, atuação, nas bases de dados: BVS, LILACS e SCIELO. Resultados: O pedagogo pode atuar além do ambiente escolar formal, como a participação no processo de ensino ao paciente em ambiente hospitalar, em setores hospitalares de recursos humanos, assessorias, coordenação de projetos educacionais e de pesquisa. Em gestões do conhecimento o pedagogo tem um vasto campo de trabalho dentro de um ambiente hospitalar. Discutir sobre a prática de pedagogos nos hospitais é um tanto quanto desafiante e divergente, visto a possibilidade de ampla atuação e a indefinição do campo de trabalho deste profissional, por falta de um conselho de classe. Mapear os limites e as possibilidades deste campo de trabalho do pedagogo é de suma importância para a legitimação profissional e o reconhecimento pelas políticas de saúde. O pedagogo como membro de uma equipe multiprofissional, pode promover ações educativas junto às diversas possibilidades no hospital, bem-estar físico, social, mental e educacional da equipe e do paciente. Desenvolvendo ações integrando educação e saúde, visando a qualidade de assistência da equipe. Conclusão: Podemos dizer que a função do Pedagogo está relacionada a todas as atividades de aprendizagem, de desenvolvimento humano e de ensino seja com pacientes ou funcionários, obedecendo ao perfil da instituição em que se encontram, visando o papel do pedagogo fora da escola.