Anais - 16º CBCENF
Resumo
Título:
O OLHAR DO GRAUDANDO DE ENFERMAGEM FRENTE AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DO INTERIOR
Relatoria:
JANDSON SILVA DE ARAUJO
Autores:
- EMANUELA MÁRCIA DE FREITAS VIEIRA
- CARLA LUCILA ANDRADE CINTRA
- ANDERSON REIS DE SOUSA
Modalidade:
Pôster
Área:
Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa de grande importância para a saúde pública mundial, de transmissão respiratória, que demandam de um cuidado e atenção redobrada além de um tratamento adequado. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência do graduando de Enfermagem frente ao tratamento da tuberculose em um Centro de Referência no interior da Bahia Ttrata-se de um relato de experiência sobre o olhar de graduandos de enfermagem frente ao tratamento da tuberculose em um centro de referência no interior da Bahia, extraídos das vivências de graduandos do 7° período do Curso de Enfermagem da Faculdade Nobre de Feira de Santana, Bahia, durante o estágio da disciplina Saúde do Adulto e Idoso I, no período de abril a junho de 2013, a partir das atividades e práticas desenvolvidas durante o período de estágio. Notamos que há nas práticas profissionais uma fragilidade na atenção, no acolhimento e responsabilização, os pacientes observados em prática apresentavam um quadro de tuberculose acompanhado de demais problemas de saúde que não eram levantando pela equipe ou pelo profissional de enfermagem, uma vez que o centro não contempla as ações de integralidade e olhar mais ampliado do conceito de saúde, havendo um completo descompasso entre as às demandas trazidas por eles e a garantia da resolubilidade, várias são as questões que impedem o setor de desenvolver uma atenção integral aos sujeitos, seja pela desestruturação física, tecnologia ultrapassada, déficit de profissional, ausência de capacitação profissional, educação permanente em serviço e motivação, no entanto os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes têm contribuído para dinamizar a qualidade da assistência, por meio de estratégias de educação em saúde, que acolhe, interage e envolve os mais diferentes sujeitos que por muitas vezes tem a resistência em aderir e continuar o tratamento devido a questões que estão expostas e aparentes no serviço, além da real preconceito existente com a doença. Conclui-se que este trabalho torna-se relevante por permitir alargar os conhecimentos na área acerca do cuidado ao paciente com tuberculose, relatar a experiência dos graduandos na compreensão dos sujeitos sobre problemas de saúde e ter um olhar holístico voltado ao mesmo. Por meio desta iniciativa é possível construir e fortalecer ainda mais a qualidade da assistência e produzir ciência em prol da saúde da comunidade.