Anais - 16º CBCENF
Resumo
Título:
O PAPEL DO VER-SUS/BRASIL NA REALIDADE DO MOVIMENTO SEM TERRA (MST)
Relatoria:
PALOMA GABRIELLE DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE SILVA
Autores:
- Caio César Lira Cavalcanti
- Michele Adilza da Silva Andrade
- Paola Frassinette de Oliveira Albuquerque Silva
- Sandrelli Meridiana de Fátima R. dos S. Medeiros
Modalidade:
Pôster
Área:
Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O VER-SUS/Brasil é um projeto elaborado pelo Ministério da Saúde, junto ao Movimento Estudantil e outras executivas nacionais. Cujo intuito é trazer aos estudantes universitários uma vivência multiprofissional, inserindo-os na situação de saúde local, neste caso o Movimento Sem Terra (MST); e buscando a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, os universitários percorrem de 15 a 20 dias de vivência e estágio prático, no qual dedicam uma parte do tempo do projeto às visitas aos assentamentos. No local da prática, os estudantes recebem o acolhimento da população-alvo, e passam a ser inseridos numa situação social nunca antes vivida. OBJETIVO: Conhecer a problemática da situação de saúde na qual vivem os integrantes dos assentamentos sem terra e propor estratégias para o Ministério da Saúde solucionar os problemas identificados. METODOLOGIA: Se dá através da interação entre a população sem-terra e o acadêmico. Assim os problemas são identificados, analisados e discutidos, utilizando ferramentas como: atividades em grupo, apresentações, danças, passeios, brincadeiras. Todas essas práticas servem para aproximar a população local dos universitários, prezando pela boa convivência e integração, a fim de obter bons resultados que modifiquem positivamente a realidade de vida. RESULTADOS: Após conhecerem uma parte da realidade de vida dos assentamentos sem terra e ter a experiência de sentir como é a rotina de vida deste povo, os universitários voltam para o alojamento montado para abrigar os mesmos durante os dias do projeto. Nesta ocasião, discussões e questionamentos são realizados, onde cada estudante expõe seu ponto de vista acerca do conhecimento obtido in loco, para todo o grande grupo. Com isso, iniciam-se o registro de informações do conteúdo abordado em forma de relatórios, que ao final, serão enviados de forma on-line ao Ministério da Saúde, na tentativa de apontar as deficiências da assistência em saúde do local; a fim de serem solucionadas por instâncias maiores. CONCLUSÃO: Sendo assim, a viabilidade de projetos como o VER-SUS/Brasil, modifica a realidade atual do Sistema Único de Saúde, quando o mesmo foge da real situação sanitária em que vive a população brasileira de áreas vulneráveis. Dessa forma, tais projetos incentivam os alunos a terem um olhar crítico às condições do país, fazendo com que os mesmos lutem para conquistar uma melhor qualidade de vida para todos.