LogoCofen
Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS DE CUIDADO: VIVÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMILIA MARIA INACIA LEAL
Relatoria:
JESSICA OLIVEIRA RODRIGUES
Autores:
  • Elisabete Oliveira Colaço
  • Patrícia Leal Viana
  • Elaine Hélen Brito da Silva
  • Laís Vasconcelos dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
CONSIDERAÇÕES INICIAIS: A estratégia do Ministério da Saúde denominada Rede Cegonha pretende prestar às mulheres, uma nova forma de atenção desde o planejamento familiar até o parto, nascimento e desenvolvimento da criança, de uma forma humanizada e segura, considerando sua recente implementação projetos de pesquisa e extensões vêm sendo desenvolvidos para contribuir com estudos, bem como as relações da tríade ensino-serviço-comunidade.OBJETIVO: Relatar a experiência de integrantes do PRO-SAÚDE/PET-SAÚDE da linha de ação Rede Cegonha, nos atendimentos vinculados a estratégia Rede Cegonha desenvolvidas na Unidade de Saúde da Família Maria Inácia Leal.METODOLOGIA:Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido por alunas/o dos cursos de enfermagem e psicologia da UFCG, participantes do PRÓ-SAÚDE/PET-SAÚDE , desde agosto de 2012, atuantes na USF Maria Inácia Leal, no município de Lagoa Seca-PB. RESULTADOS:Foi possível perceber durante a participação e realização dos atendimentos vinculados ao rede cegonhaa importância da inserção de graduandas/os nos projetos de pesquisa e extensão que proporcionam uma imensa contribuição para formação profissionalampliando nossos conceitos e visões para assimcontribuir com nossas futuras atuações profissionais.Dentro dessa perspectiva notamos algumas falhas em algumas condutas advindas com a ?implementação? do programa e visualizamos a atuação profissional que mesmo com dificuldades prestam atendimento humanizado, informativo e seguro.CONCLUSÃO: É importante destacar que participar de programas de pesquisa e extensão nos proporcionou vivenciar pontos positivos e dificuldades encontradas nos serviços. Aprimorou nossos conhecimentos e fortaleceu o aprendizado na medida em que possibilitou a troca de saberes e práticas entre acadêmicos, profissionais, comunidade e professores.