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Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
A INSERÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS DE PREVENÇÃO A SAÚDE NA UNITERCI/UFPA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ERIKA VITORIA NAVEGANTES DO VALE
Autores:
  • SANDA HELENA ISSE POLARO
Modalidade:
Pôster
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Universidade da Terceira Idade – UNITERCI é um projeto que oferece anualmente 50 vagas para pessoas a partir dos 50 anos de idade. O programa tem duração de 3 anos, sendo composto de diferentes atividades a cada ano. Em março de 2013, foi inserida na turma do primeiro ano, na chamada “Atualização Cultural”, ações educativas de prevenção e promoção à saúde. A ação educativa em saúde é um instrumento por meio do qual os conhecimentos técnicos-científicos da área da saúde, são repassados por intermédio dos profissionais de saúde, neste caso aos idosos, uma vez que a compreensão dos agentes do processo saúde-doença contribui para a adoção de novos hábitos e condutas de saúde, melhorando assim, o estado de vida e saúde das pessoas. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivida por uma acadêmica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará no Projeto de Extensão “Vivendo e aprendendo a envelhecer com qualidade”. METODOLOGIA: Estudo do tipo relato de experiência, o qual descreve as experiências vividas pela acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Pará junto ao projeto de extensão “Vivendo e aprendendo a envelhecer com qualidade”, as atividades são realizadas semanalmente com adultos a partir dos 50 anos de idade, nas dependências da faculdade de Serviço Social da UFPA, por meio de oficinas de produção de conhecimento, rodas de conversa e palestras, utilizando-se sempre metodologias ativas. RESULTADOS: As ações realizadas não se limitam somente ao repasse de conteúdos por meio de palestras, mas sim, colaborar na construção do conhecimento sobre saúde. Durante as ações são lançadas oficinas de produção de conhecimento, buscando primeiramente resgatar o que eles já possuem de informações, para a partir daí instigar mais conhecimentos. CONCLUSÃO: Diante disso, o projeto tem despertado na acadêmica de enfermagem, a importância de propiciar ações educativas para prevenção e proteção à saúde com o grupo de idosos, e de quanto estas podem contribuir para o autocuidado e principalmente para que eles se tornem disseminador de conhecimento.