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Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
O TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO E O PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PACIENTES COM TUBERCULOSE
Relatoria:
CARMEN ALICE DE OLIVEIRA CORREIA
Autores:
  • ANA AMÉLIA ANTUNES LIMA
  • KAMILE KAMPFF GARCIA PAVANI
  • NATÁLIA LOMBARDO
Modalidade:
Pôster
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução:Tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa de grande impacto social e tem apresentado considerável número de novos casos, cerca de 139 por 100 mil habitantes.Em 2006, o Ministério da Saúde (MS) ampliou o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), adotando medidas recomendadas pela OMS,com o enfoque voltado para o desenvolvimento de um Tratamento Diretamente Observado (TDO) de qualidade.O TDO consiste na observação diária da ingesta de medicação por um profissional da saúde.Discute-se a importância de que este seja um momento de atendimento humanizado e promoção da saúde,através de ações de educação em saúde (ES).Objetivo:Destacar a importância da ES para pacientes que realizam tratamento da TB por meio do TDO.Método:Pesquisa bibliográfica de 9 artigos,captados nas bases de dados Scielo e Biblioteca Virtual da Saúde e 2 manuais do Ministério da Saúde,com intervalo de busca de 2007 a 2013.Resultados:Atualmente a TB é reconhecida como uma patologia que se desenvolve em situações de pobreza e desvantagem social,mais do que fatores biológicos,seu portador carrega um estigma social que em conjunto com outros fatores colaboram para o abandono do tratamento.TDO foi desenvolvido com o objetivo de garantir a adesão ao tratamento da TB,que é longo e exige do indivíduo mudanças na rotina de vida;preocupa-se com a garantia de assistência humanizada,manutenção da saúde pública,através do controle da transmissão da doença e com o desenvolvimento de ações de ES visando desenvolver a consciência destes indivíduos sobre sua realidade.Conclusão:Através da leitura dos artigos, percebe-se a fragilidade e dificuldade existentes na promoção de ações de ES eficientes,a realidade encontrada é de profissionais despreparados e pobreza nas ações desenvolvidas,se limitam a realização de palestras e orientação em grupos educativos não específicos a TB.Entendendo a prática de ES como a transmissão de conhecimento do profissional para o paciente sobre sua doença e tratamento,devem ser traçadas metas para desenvolver o pensamento crítico deste e de seus familiares.Sugere-se implementação de posturas participativas,que estimulem o vínculo equipe-paciente,criando espaços para interação e discussão de suas dificuldades de toda a ordem,e a integração das Equipes de Saúde da Família(ESF) com os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS),proporcionando ao paciente um auxílio na prevenção e tratamento do abuso de álcool e drogas,diminuindo o índice de abandono do tratamento.