Anais - 16º CBCENF
Resumo
Título:
DISCUTINDO A SEXUALIDADE JOVIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARIA ISABEL SILVA GUILHERME BRITO
Autores:
- Renata Borges de Vasconcelos
- Averlândio Wallysson Soares da Costa
- Maria de Fátima Rodrigues da Costa
- Samuel Augusto Morais Damascena
Modalidade:
Pôster
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
(Introdução) A escola se caracteriza por um espaço que forma cidadãos capazes de exercer sua cidadania e autonomia, por meio do direito dado aos jovens de trilharem seus próprios caminhos, os quais levam à escolha da opção sexual, dando oportunidade de vivenciarem uma sexualidade livre de medos; vergonha; culpa; discriminação e doenças. O ambiente escolar tem a finalidade, nesse sentido, de capacitar os jovens para a vivência de uma sexualidade saudável, onde deve ser encorajada a discussão de temas que envolvam a sexualidade individual e coletiva. (Objetivo) Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem em uma escola pública quanto o desenvolvimento de atividades direcionadas para a educação sexual de jovens. (Métodos) Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado por discentes do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN juntamente com adolescentes de ambos os sexos, em uma escola pública do município de Pau dos Ferros/RN/Brasil, utilizando-se como recursos: aulas expositivas e oficinas. (Resultados) As práticas de educação em saúde não correspondem a reais necessidades sentidas pelos alunos e apoio pedagógico; Os professores não se sentem a vontade para debater com naturalidade e neutralidade a temática sexualidade; As práticas sexuais precoces entre os jovens devido à modernização da sociedade acarretam diversos problemas, como gravidez indesejada e DST/AIDS. (Conclusão) A vivência com os alunos na escola proporcionou ações educativas com efeitos positivos, uma vez que os alunos participaram das atividades propostas mostrando interesse pelo tema trabalhado. E bom desempenho nas atividades propostas em virtude de terem demonstrado compreensão sobre os aspectos da construção da sexualidade e da identidade de gênero.