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Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
A UTILIZAçãO DE INSTRUMENTOS ESTRUTURADOS NO ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIêNCIA
Relatoria:
ANA DULCE BATISTA DOS SANTOS
Autores:
  • Ana Dulce Batista dos Santos
  • Juliana Pedrosa Korinfsky
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e Legislação em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução O processo de enfermagem é metodologia fundamental e central que deve reger as ações de enfermagem que vem ao longo dos anos sendo regulamentada pelas legislações da enfermagem. Contudo, o processo de ensino desta metodologia enfrenta dificuldades múltiplas como o desenvolver do pensamento diagnóstico, como coletar um bom dado, e ainda como utilizar as taxonomias próprias da profissão, que sofrem um impacto forte da utilização de materiais que apresentam o plano de cuidados prontos relacionados as patologias sem considerar o histórico dos usuários. No âmbito da pediatria as especificidades do crescimento e desenvolvimento podem ainda tornar-se um outro fator complicador. Objetivo Descrever o processo de utilização de instrumentos estruturados no ensino do processo de enfermagem. Metodologia Relato de experiência sobre a utilização de instrumentos estruturados no ensino do processo de enfermagem no módulo saúde da criança e do adolescente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Resultados Diante das dificuldades dos discentes em desenvolver o processo de enfermagem no âmbito da pediatria, estruturou-se um instrumento de coleta de informações a partir dos domínios da NANDA-I que abrangesse as especificidades da pediatria, assim como um formulário específico para o desenvolvimento de diagnósticos, resultados (NOC), intervenções (NIC) e evolução de enfermagem que tivessem aplicabilidade nas práticas do módulo. Durante a aplicação dos instrumentos foi perceptível uma maior autonomia e desenvoltura dos discentes no processo de coleta de dados, assim como no processo de julgamento clínico, pois os dados tornam-se previamente agrupados, e por conseguinte a utilização das taxonomias NANDA, NIC e NOC. Conclusão A utilização de instrumentos estruturados proporcionou uma maior familiaridade as taxonomias da enfermagem que até então eram desconhecidas, assim como conduziu os discentes a pensar de forma mais articulada o processo de enfermagem.