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Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIAS DE DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM EM ESTÁGIO CURRICULAR EM UMA UNIDADE HOSPITALAR
Relatoria:
VANESSA TORRES DOS SANTOS
Autores:
  • Daísy Vieira de Araújo
  • Izaac Batista de Lima
  • Rakelianny Minely Macedo Silva
  • Rosângela Batista Diniz
Modalidade:
Pôster
Área:
Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Entende-se por estágio curricular aquele definido no Projeto Pedagógico do Curso e indispensável para integralização curricular, realizado sob supervisão docente busca fortalecer os conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo dos componentes ofertados ao Curso de Enfermagem, bem como as habilidades e competências requeridas ao futuro enfermeiro. OBJETIVOS: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem, do 5º período, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi na realização do estágio curricular em uma unidade hospitalar no interior do estado do Rio Grande do Norte. METODOLOGIA: O estágio ocorreu no Hospital Regional Aluízio Bezerra, sob supervisão docente, situado no município de Santa Cruz/RN, no período de 30 de maio a 3 de junho, dada a existência de mais sete outros campos de prática. Os cuidados de Enfermagem aplicados correspondiam àqueles apreendidos no componente de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem (SSE). RESULTADOS: No transcurso do estágio os discentes tiveram oportunidade de observar, desenvolver e aprimorar os conteúdos e as técnicas estudados em sala de aula e no Laboratório de Habilidades relativos a SSE. Realizaram verificação de sinais vitais, administração de medicamentos por vias endovenosa, intramuscular e oral, diluição e homogeneização de medicamentos, abertura de ampola e frasco-ampola e aspiração do conteúdo, instalação e gotejamento de soro, nebulização, breve exame físico, utilização correta dos equipamentos de proteção individual e o mais importante, tiveram o primeiro contato com o paciente. CONCLUSÃO: A vivência contribuiu fortemente para um melhor entendimento dos conhecimentos ensinados em SSE, melhorando, também, a destreza, a agilidade, a atenção, o relacionamento interpessoal com a equipe de saúde do serviço e com o paciente/família, características indispensáveis ao enfermeiro. Outrossim, mostrou a importância do estágio curricular para fortalecer o processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem.