LogoCofen
Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO NA FAIXA – AÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LAGARTO – SERGIPE
Relatoria:
MALENA DE CARVALHO CORREIA
Autores:
  • Thaynara Fontes Almeida
  • Vanessa Quirino Neto
  • Carla Kalline Alves Cartaxo
  • Francisco Albuquerque klank
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Segundo o Ministério da Saúde (2005), a educação em saúde é uma prática social, sendo um processo que contribui para a formação e desenvolvimento da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde e que estimula a busca de soluções e a organização para a ação coletiva. Desta forma, Bova (2005), acredita que a principal forma de prevenção dos acidentes de trânsito é a educação que promoverá a mudança de comportamento apesar de ser um trabalho que exige tempo. A educação em saúde é uma ferramenta através da qual se procura modificar favoravelmente hábitos e atitudes influenciando o comportamento com respeito à vida. Partindo deste pressuposto foi planejada e elaborada uma ação educativa em uma escola municipal da cidade de Lagarto no estado de Sergipe (SE). Objetivo: Descrever a experiência e o conhecimento adquiridos com a ação de extensão sobre educação na faixa, em uma escola municipal de Lagarto. Metodologia: A metodologia utilizada baseou-se na teoria da problematização do Arco de Maguerez. Assim percebeu-se a necessidade de realizar uma ação educativa. Esta que ocorreu no dia 04 (quatro) de julho de 2013, em escola localizada no município de Lagarto – SE. Alguns recursos visuais como, sinal de trânsito, sinal de pedestre e simulação da faixa de pedestre foi utilizados, a fim de trabalhar o tema educação no trânsito focado no pedestre de forma mais dinâmica. Resultados: A ação desenvolveu-se de forma dinâmica onde os alunos foram estimulados a participar em pequenos grupos através da simulação de atravessar a rua, bem como a simulação do funcionamento do sinal de trânsito levando ao encorajamento deles. Os mesmo agiram como se estivessem vivendo a situação. Conclusão: É imprescindível a utilização da educação em saúde para abordar temas como respeito à faixa de pedestre, principalmente voltada para o pedestre, e desta forma reeducar a população com o intuito de diminuir os índices de acidentes. Também, percebeu-se a importância do trabalho do tema voltada para os em um público que está em construção da cidadania.