Anais - 16º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA ÉTICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Relatoria:
DEBORAH RAYANNE ROSENO DE JESUS
Autores:
- Gabriela Feitosa Ferreira
- Danielly Cristiny de Veras
- Mayara Muniz Dias Rodrigues
- Mariana Fernandes da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e Legislação em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A inserção do ensino da ética nos currículos de graduação dos profissionais de Enfermagem representa uma possibilidade de mudanças na formação ético-moral dos seus discentes, capacitando-os para uma prática eficiente do seu trabalho, com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e como promotores da saúde integral do ser humano. OBJETIVO: Analisar, por meio de uma revisão sistemática, artigos que evidenciem as contribuições do ensino da ética na formação dos enfermeiros. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada no período de junho a julho de 2013. A busca pelos artigos ocorreu por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores: Ensino da ética na enfermagem, Ética na formação da enfermagem, e Formação ética dos enfermeiros, associados pelo operador booleano AND. Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos publicados no período de 2003 a 2013, disponíveis em português e eletronicamente na íntegra. Para a análise do material coletado, procedeu-se a leitura de todos os resumos e aqueles que atendessem aos critérios, realizava-se a leitura na íntegra. Ressalta-se que resumos, dissertações e teses não integraram o conjunto de textos analisados. RESULTADOS: A amostra foi composta por seis artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Construiu-se um quadro organizando quanto à base de dados, ano, e as opiniões dos pesquisadores. Observou-se que todas as referências encontram-se indexadas na base de dados SciELO. No tocante ao ano de publicação verificou-se que um artigo foi publicado em 2003, um em 2005, um em 2008, um em 2010, um em 2011 e um em 2013. Os autores apontam que, para o processo de formação de profissionais críticos, reflexivos e capazes de enfrentar os problemas que se apresentarem, é necessária a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, adequando a formação do enfermeiro a diversidade e complexidade que o mundo contemporâneo exige, incentivando o exercício do diálogo para o desenvolvimento de valores e atitudes durante o processo ensino/aprendizagem. CONCLUSÃO: O estudo evidenciou o ensino da ética na graduação em enfermagem como forma de desenvolvimento moral, sendo esta formação tão importante quanto às habilidades teóricas e práticas, possibilitando assim, o exercício eficiente do seu trabalho, já que esta possibilita um novo olhar para realidade, voltado para a cidadania.