LogoCofen
Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DO ALUNO-MONITOR NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
CÉLIA RÉGIS FERREIRA DA SILVA
Autores:
  • BRUNO FELIPE NOVAES DE SOUZA
  • CAMILLA MARQUES LUZ SILVA
  • CARLA ADRIANA DA SILVA GOUVEIA
  • UIRASSÚ TUPINAMBÁ SILVA LIMA
Modalidade:
Pôster
Área:
Cidadania, alienação e controle social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica constitui-se de uma modalidade de ensino-aprendizagem proposta por uma Instituição de Ensino Superior (IES) para discentes interessados em desenvolver habilidades técnicas e autonomia em determinada disciplina. Está prevista na Lei Nº 66.315/70 e, dentre suas finalidades, é oportuno ressaltar a contribuição no processo de aprendizagem dos monitorados a partir da identificação precoce das dificuldades expostas e a capacitação pedagógica útil para um futuro exercício da docência. Objetivo: Relatar a experiência de três acadêmicos de enfermagem de uma IES do Município de Maceió - AL, na execução de suas atividades de monitoria da disciplina de Semiologia e Semiotécnica Aplicada à Enfermagem, matéria na qual se aplica os conhecimentos científicos adquiridos por meio da efetivação das técnicas de assistência de enfermagem. Metodologia: As atividades foram realizadas no Laboratório de Habilidades de Enfermagem do Centro Universitário Cesmac através de três maneiras: a primeira consistia no acompanhamento dos monitores aos docentes nas aulas práticas ministradas no período vespertino, duas vezes por semana; a segunda era baseada nas orientações fornecidas nas aulas de revisão, que acontecia duas vezes por semana e contava apenas com a presença dos monitores no laboratório; a terceira atividade fomentava a prática da educação continuada dos alunos-monitores, já que tinha fundamento em estudos de assuntos pertinentes às técnicas de enfermagem, baseados nas dúvidas ou maiores dificuldades encontradas no campo teórico dessas técnicas. Dentre as principais tarefas executadas, pode-se mencionar a correção de atividades práticas, auxílio na preparação de materiais das aulas, esclarecimento de dúvidas aos alunos assistidos, suporte na retirada e guarda dos materiais, manutenção do laboratório e atualização dos protocolos operacionais padrões de prática. Resultados: O cargo de monitor e suas atribuições proporcionaram benefícios a nível pessoal e profissional, a partir do melhor desempenho alcançado em outras atividades acadêmicas, aprofundamento na disciplina em questão, habilidade em planejar e executar aulas, capacidade de argumentação, domínio de grupo e encorajamento para a docência universitária. Conclusão: A importância da monitoria está ligada tanto a contribuição oferecida aos alunos monitorados como na troca de conhecimento entre orientador e monitor, propiciando uma formação acadêmica mais ampla.