LogoCofen
Anais - 16º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO E SAÚDE: ANÁLISE CRÍTICA DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TRÊS MUNICÍPIOS POTIGUAR
Relatoria:
JOICE DA SILVA SOARES
Autores:
  • Ângela Willma Rocha
  • José Adailton da Silva
  • Milena de Oliveira Lobo
  • Jokasta Nicoly de Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em saúde surgiu a partir de necessidades não supridas para o controle das doenças, apontando para medidas preventivas até então não valorizadas. A Estratégia de Saúde da Família abre uma nova perspectiva para a saúde, apontando para uma assistência igualitária e equânime. OBJETIVO: Este artigo objetiva enfocar a importância da educação em saúde e mostrar a sua configuração em alguns municípios do Alto-Oeste do Rio Grande do Norte, na realidade das Equipes de Saúde da Família e dos Planos de Educação em Saúde e Mobilização Social. METODOLOGIA: Para tanto, delimitamos nosso estudo para a prática da educação em saúde nos municípios: Alexandria/RN, Major Sales/RN e São Francisco do Oeste/RN, como forma de confrontarmos as concepções com base em uma revisão bibliográfica, e análise dos Planos de Educação em Saúde e Mobilização Social – PESMS dos municípios enfocados. RESULTADOS: As informações foram submetidas à análise, considerando as diferentes concepções, as estratégias, as falhas e os problemas encontrados para a execução da educação em saúde nestes municípios. Observou-se nos planos, que os municípios não dispõem de profissionais específicos para tais ações, não prevê os materiais para aplicabilidade das ações e a maioria das ações se restringe a intervenções pontuais, mais especificamente para hipertensos, diabéticos, fumantes e gestantes. CONCLUSÃO: A educação em saúde é uma atividade intimamente relacionada a atenção primária à saúde mas que ainda não inclui os profissionais das equipes para realizar a programação local tornando os planos de educação em saúde burocráticos, verticalizados e, muitas vezes sem processos que aviem seus impactos na comunidade.