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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADE EDUCATIVA A HISTORIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
PRISCA DARA LUNIERES PEGAS COÊLHO
Autores:
  • JOELMAR PASSOS DE FARIA
  • ARINETE VERAS FONTES ESTEVES
  • CARLA SOUSA GUEDELHA
  • LILIAN TAVARES DE LIMA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A leitura é uma atividade que além do desenvolvimento pessoal e enriquecimento cultural, pode auxiliar na compreensão da criança sobre a sua doença, exercendo importante papel terapêutico na assistência à sua saúde. A utilização de revistas infantis, como história em quadrinhos na qual apresenta personagens com câncer, pode ser utilizada como poderosa ferramenta na educação à saúde da criança por conseguir identificar a semelhança da trama e relacionar os problemas encontrados na história com a sua realidade vivida. A utilização, de personagens fictícios favorece um olhar diferenciado entre a vida real com as fábulas relatadas, fazendo com que a criança consiga compreender e confortar-se com a ideia de que existem outras crianças com situações similares a sua. OBJETIVO: Relatar as experiências vividas na ONG Anjos da Enfermagem e na ACE O Brincar no Hospital. Criar um álbum de histórias infantil para orientar no autocuidado da criança com leucemia, Relatar através de atividade educativa informações sobre leucemia e seu cuidado. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo pautado em um relato de experiência das atividades educativas realizadas no na ONG Anjos da Enfermagem Núcleo Amazonas e ACE O Brincar no Hospital. RESULTADOS: Foi possível através das histórias infantis identificar a importância da atividade educativa no atendimento de orientação à saúde da criança com leucemia. A atividade de educação em saúde mostrou ser capaz de favorecer uma maior interação entre os voluntários, as crianças doentes e seus familiares, proporcionando momentos de distração durante a leitura, minimizando muitas vezes o sentimento de culpa ou mesmo castigo no diagnóstico, e assim, a diminuir o sentimento de solidão, e estimular uma maior empatia por demais pessoas. CONCLUSÃO: A leitura de histórias em quadrinho com temas sobre leucemia possibilitou a criança com câncer, se identificar com as histórias dos personagens apresentados na revista modificando o seu comportamento e sua compreensão sobre sua doença e as limitações impostas pela mesma.