Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
CARTILHA PARA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS ENTRE ADOLESCENTES ESCOLARES
Relatoria:
ISABELA GADELHA LIBERATO MARQUES
Autores:
- CARLA VIVIAN PINHEIRO LIMA
- DENIZIELLE DE JESUS MOREIRA MOURA
- LARISSA MARQUES GONÇALVES
- LIANA MARQUES GONÇALVES
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A adolescência é a transição da infância para a vida adulta. É um período onde o individuo passa por várias mudanças, físicas, biológicas e sociais. Nessa fasse o jovem busca a aceitação do grupo onde esta inserido. Devido toda a subjetividade desta fase os adolescentes são vulneráveis a utilizarem drogas. O uso de drogas é um problema de saúde pública, e se faz necessário medidas para a prevenção do mesmo. OBJETIVO: Elaborar uma cartilha educativa sobre prevenção de drogas ilícitas para adolescentes estudantes do ensino fundamental II, sensibilizar os adolescentes sobre o não uso de drogas ilícitas e orientar sobre os malefícios físicos e psicossociais ocasionados pelo uso de drogas. METODOLOGIA: É uma pesquisa do tipo metodológica, com o intuito de elaborar um instrumento que facilite o processo de ensino-aprendizagem sobre drogas e seus malefícios sensibilizando os adolescentes para a prevenção desse vício. Tal instrumento trata-se de uma cartilha educativa com informações referentes aos conceitos sobre drogas, seus malefícios, fatores de riscos e importância da prevenção. Essas informações estão descritas em um diálogo entre um personagem e o próprio leitor. A primeira etapa desse estudo foi a busca da literatura sobre adolescência, drogas lícitas e ilícitas e educação em saúde. Em um segundo momento, foram organizados os conceitos a serem aprendidos pelos jovens encadeando-os em uma sequência lógica de raciocínio. Essas etapas foram desenvolvidas durante os meses de fevereiro e março de 2012. A terceira etapa foi da elaboração da cartilha educativa. A cartilha é destinada a adolescentes estudantes do ensino fundamental II de escolas públicas municipais de Fortaleza – CE, com idades entre 11 a 15 anos. RESULTADOS: A cartilha possui uma linguagem clara e objetiva pautada em um diálogo horizontal com o leitor, esse diálogo é feito pro meio do personagem, que foi chamado de Cuca, com figuras ilustrativas que despertem o interesse para a leitura, mensagens de cunho crítico-reflexivo. Os assunto abordados na cartilha são o conceito de drogas e quais os tipos de drogas, seus fatores de risco, malefícios bem como sua prevenção. CONCLUSÃO: A construção da cartilha é uma forma de atrair atenção dos jovens que ainda não tiveram contato com as drogas, para a prevenção da mesma. A enfermagem deve usar desses tipos de tecnologia para educar e promover saúde.