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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
CONHECENDO SUA DOENÇA E TRATAMENTO: JOGO COMO TECNOLOCIA EDUCATIVA PARA CRIANÇAS DIABÉTICAS
Relatoria:
LIANA MARQUES GONÇALVES
Autores:
  • CARLA VIVIAN PINHEIRO LIMA
  • DENIZIELLE DE JESUS MOREIRA MOURA
  • ISABELA GADELHA LIBERATO MARQUES
  • LARISSA MARQUES GONÇALVES
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O diabetes mellitus tipo 1 (DM1)é uma doença auto imune, onde ocorre uma disfunção pancreática, com consequente deficiência de insulina. O tratamento da tem algumas restrições que podem ser de difícil adesão, principalmente na infância, onde a criança ainda não tem maturidade suficiente para assumir a responsabilidade de seguir o tratamento. OBJETIVO: Construir um jogo educativo para facilitar o processo de ensino-aprendizagem de crianças portadoras de DM1 em relação à fisiopatologia e tratamento dessa doença. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo metodológico. A primeira foi a apreensão da literatura sobre o DM1, educação em saúde para crianças e construção de jogos educativos. Na segunda etapa, foram organizados os conceitos a serem aprendidos pelas crianças encadeando-os em uma sequência lógica de raciocínio para a compreensão da fisiopatologia e tratamento do DM1. Essa sequência de raciocínio inclui as seguintes idéias: funcionamento do pâncreas→ disfunção pancreática como causador da deficiência de insulina e consequente hiperglicemia→ Os sinais clássicos da hiperglicemia → O diagnóstico de DM1 → Tratamento (farmacológico e não farmacológico) → Controle Glicêmico. Essas etapas foram desenvolvidas durante os meses de fevereiro e março de 2012. A terceira etapa trata-se da construção do jogo educativo, que seguiram os critérios que norteiam a elaboração de um jogo. Foi realizada no mês de abril de 2012. RESULTADOS: O jogo tem forma de tabuleiro, com 6 peões e o objetivo é ser o primeiro a levar o peão até a chegada. Destina-se a crianças na faixa etária de 7 a 10 anos, que sejam alfabetizadas. O número de participantes pode ser de 2 a 6 e o tempo estimado de jogo é de 20 minutos. Durante o percurso há explicações sobre o funcionamento do pâncreas, a produção da insulina, o que acontece com a falta de insulina, tratamento farmacológico e não-farmacológico da DM1, complicações devido a não adesão ao tratamento e finalmente, o controle do DM1. O participante que chegar ao final será o vencedor e demonstrará que é possível ter diabetes e manter a qualidade de vida com os níveis glicêmicos controlados. CONCLUSÃO: É muito importante estimular o aprendizado infantil, em todo esse contexto de doença, tratamento e melhora da qualidade de vida. A melhor maneira de ensinar a criança sobre esses aspectos é utilizando as atividades lúdicas, pois assim é uma maneira de a criança aprender brincando.