Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA
Relatoria:
LORENA ALVES CELES
Autores:
- MANOELA CERQUEIRA REIS
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A prática profissional no contexto da saúde pública tem apresentado, para profissionais de diversas áreas de atuação, diversos dilemas e desafios. Diante disso, a aproximação entre profissionais em formação – estudantes – e o Sistema Único de Saúde - SUS tem sido considerada uma estratégia eficaz para que novas práticas sejam repensadas e reconstruídas a partir de uma perspectiva mais crítica. Nesse sentido, o Estágio de Vivências no SUS (EVSUS) tem por objetivo estreitar laços entre estudantes da área de saúde e o SUS, além de estimular trocas multidisciplinares, através da vivência nos diversos espaços de concessão de saúde pública. Objetivo: Este trabalho tem por finalidade salientar aspectos relevantes da experiência multidisciplinar de profissionais em formação, no contexto da saúde pública. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido a partir de uma vivência no SUS, em um município da região metropolitana de Salvador, através do EVSUS, durante dez dias. O estágio contemplou estudantes de diversos cursos da área de saúde. Resultados: A observação crítica e reflexiva da realidade do SUS, somada às experiências individuais de cada participante e dos mediadores de aprendizagem, constitui-se em um dispositivo fundamental para o processo de aprendizagem e de reconstrução de futuras práticas profissionais e multiprofissionais no contexto da saúde pública. Conclusão: O EVSUS trata-se de uma experiência singular, que abarca questões de saúde de ordem pública, sejam estas individuais ou coletivas. Além disso, constitui-se enquanto um processo educativo capaz de aproximar, de forma mais efetiva, profissionais da área de saúde às demandas e desafios do SUS, enquanto um sistema que se propõe a garantir saúde através de práticas de prevenção ou promoção. Foi possível constatar grande articulação entre as áreas de conhecimento envolvidas no processo, o que pode garantir, futuramente, uma prática profissional mais concisa e coerente com as necessidades dos usuários de saúde. Além disso, experiências afins podem ser consideradas capazes de apresentar reflexos positivos sobre o comprometimento com a realidade profissional dos sujeitos envolvidos, em seus respectivos espaços de atuação. Por fim, foi possível notar que, nesse contexto, o estudante/estagiário de saúde deixa de ser visto como sujeito passivo e torna-se ativo junto ao grupo social, pode ser capaz de agregar conhecimento e valores advindos da sua realidade local.