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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
ENSINO DE ANATOMIA HUMANA ORIENTADO À ENFERMAGEM: FUNDAMENTOS PARA O CUIDADO CLÍNICO
Relatoria:
LíVIA PINHEIRO MESQUITA
Autores:
  • Jéssica de Menezes Nogueira
  • Francisco Herculano Campos Neto
  • Jordana Rodrigues Moreira
  • Camila Vasconcelos de Carvalho
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O estudo da anatomia humana é fundamental para a formação do enfermeiro, ao proporcionar conhecimento sobre a morfologia, localização dos órgãos do corpo humano, bem como seu reconhecimento e funcionalidades. Todos esses fatores de embasamento teórico- prático relacionados à anatomia, é necessário para que os acadêmicos de enfermagem, futuros enfermeiros, tenham melhor conhecimento para que desenvolvam de forma mais eficaz suas ações de cuidado. OBJETIVO: Relatar a vivência sobre o ensino de anatomia humana orientada à enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, acerca da inserção de dois docentes enfermeiros na disciplina de anatomia humana de uma Universidade Pública na cidade de Fortaleza-CE, durante o primeiro semestre de 2012. RESULTADOS: A disciplina de anatomia humana é ministrada ao primeiro semestre, portanto, grande maioria, tem conhecimento insuficiente sobre a enfermagem, não conseguindo relacionar os conhecimentos apreendidos nesta disciplina com o cuidado de enfermagem em si. O cronograma abordou as temáticas: Introdução ao estudo da anatomia; Sistema Esquelético; Sistema Muscular; Sistema Nervoso; Sistema Circulatório; Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistemas Genitais; Sistema endócrino. Todas estas temáticas foram abordadas, desde o início da disciplina, em conjunto a estratégias que facilitassem a compreensão e sobre as ações de enfermagem, com o foco de despertar e fundamentar, desde o início da graduação, o cuidado clínico aos futuros enfermeiros. Algumas das estratégias utilizadas foram: discussões de casos clínicos, familiarização de termos técnicos próprios da enfermagem, noções de semiologia e semiotécnica, sempre destacando a necessidade de apropriação de conhecimento sobre anatomia, por parte do enfermeiro, para aprimorar seu cuidado clínico. CONCLUSÃO Tendo em vista vivências durante a disciplina, destacamos a necessidade de inserção de temáticas específicas aos cuidados de enfermagem, vinculados à anatomia humana, para que assim, os acadêmicos de enfermagem, desde o início do curso, tenham orientações sobre a aplicação dos conhecimentos de anatomia humana aos cuidados de enfermagem, despertando e alertando sobre as relações que a anatomia humana tem aos demais conhecimentos próprios da enfermagem, propiciando um amadurecimento do cuidado clínico entre os estudantes desde a graduação influenciando a vida profissional.