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Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
ATUAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA CONSULTA GINECOLÓGICA: UM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
LAYSLA SILVA BASILIO
Autores:
  • Janaína Soares Alves
  • Valdeci Ferreira da Ponte Neto
  • Karla de Abreu Peixoto Moreira
  • Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A consulta ginecológica compreende um processo complexo, sendo realizado a anamnese, exame físico, coleta de material citológico, e orientações que é um importante papel do enfermeiro. As ações educativas desempenhadas pela enfermagem durante consultas ginecológicas buscam gerar a reflexão da mulher sobre sua saúde, incentivando a adoção e a manutenção da prática de hábitos saudáveis. OBJETIVO: Relatar a experiência do enfoque na educação em saúde realizada por acadêmicos de enfermagem durante consultas ginecológicas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência, realizado em uma unidade básica de saúde da cidade de Fortaleza/CE durante estágio curricular, em maio de 2011. RESULTADOS: Observou-se que os acadêmicos apesar de estarem realizando os procedimentos técnicos pela primeira vez, a ansiedade e o medo não os privaram de manter a postura e a ótica do cuidar humanizado. Todas as etapas da coleta colpocitológica foram explicadas à paciente, foi evidenciado para essas mulheres a importância da realização regular desse exame, bem como a imprescindibilidade do recebimento do resultado seguido por consulta médica para apreciação e leitura do resultado. Após as consultas, empregadas pelos acadêmicos, as pacientes apresentavam semblante mais relaxado e o feedback feito por elas era composto de satisfação e notório agradecimento pela atenção e cuidado diferenciados. Isso nos leva a refletir sobre o tipo de assistência que é prestada para estas mulheres no âmbito da atenção básica e sobre a importância de não negligenciarmos a educação em saúde e a humanização do cuidado durante qualquer consulta de enfermagem. CONCLUSÕES: Inferimos que implementar a aplicação de orientações através da educação em saúde e da atenção humanizada para as práticas de procedimentos técnicos da consulta ginecológica, pode induzir retorno imediato das pacientes. Ações educativas devem ser realizadas em todos os momentos em que profissional e paciente estejam juntos, principalmente nas consultas, pois estas propiciam maior proximidade e empatia. Visto que a prática de educação em saúde durante as consultas ginecológicas acarreia conhecimentos capazes de restituir melhora na qualidade de vida das mulheres e que os acadêmicos apresentam qualificação e interesse para adotá-la, reputamos que esta prática é essencial para a saúde da população-alvo e, portanto, deveria ser amplamente incitada ainda na formação do profissional de enfermagem.