Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
ABORDAGEM EDUCATIVA EM UM CENTRO ESPECIALIZADO DE DIABETES E HIPERTENSÃO: CUIDADOS COM O PÉ DIABÉTICO
Relatoria:
RAFAEL BEZERRA ALVES
Autores:
- PAULO GIORDANE CASTRO DE SOUSA
- ERIKA MILLER ALVES MARTINS
- RAPHAEL COLARES DE SÁ
- MARIA ALBERTINA ROCHA DIÓGENES
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença com grande incidência no mundo, levando a complicações generalizadas. Cerca de quatro milhões de mortes por ano são relativas ao DM e suas complicações, o que representa 9% da mortalidade mundial total. As amputações e úlceras de pé são as complicações mais graves nesse grupo de pacientes. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma abordagem educativa voltada para o cuidado com os pés de pacientes com diabetes mellitus. METODOLOGIA: Relato de experiência através de uma abordagem educativa voltada para os cuidados com o pé diabético. Realizada em março de 2012, com 20 pacientes que aguardavam atendimento em um centro de referência, que assiste pacientes com DM e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Utilizou-se como estratégia metodológica uma abordagem educativa, orientando sobre os principais cuidados básicos e diários com os pés. Realizou-se também a entrega de kits, contendo acessórios para o cuidado com as unhas e com os pés. Foram realizados por acadêmicos de enfermagem em estágio curricular obrigatório sob a orientação de uma docente responsável pela disciplina. RESULTADOS: Foi observado que a maioria dos portadores de DM tem alguma informação acerca dos cuidados relatados e de maneira positiva entenderam a grande importância desse cuidado. Com a entrega dos kits, os pacientes conseguiram entender qual a importância de não utilizar tesouras no corte das unhas, devendo ser substituídas por serrinhas de manicure, pois o uso de tesouras acarreta o risco de lesões, o que pode progredir para maiores problemas, como as amputações. É necessário que a equipe multiprofissional utilize estratégias levando em consideração o risco individual ao cliente, reconhecendo as variáveis que possam interferir na aceitação do tratamento instituído. CONCLUSÃO: A atividade realizada proporcionou impactos positivos, pois através dela os pacientes atentaram sobre os cuidados com os pés, diminuindo assim as complicações e as amputações. Além disso, favorece o processo ensino-aprendizagem, proporcionando aos educadores, troca de saberes com seus educandos.