Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
PROJETO CRIANÇA 2000: CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Relatoria:
MARCISIO FIRME DE CARVALHO
Autores:
- LEONARDO JOSÉ DANTAS PINHEIRO DE ARAÚJO
- NATALIA RAIANE SILVA VIEIRA
- JUCIMAR FRANÇA VILAR LIMA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: o projeto de extensão universitária “Criança 2000” integra ações de promoção, prevenção e controle da saúde através do ensino-serviço-comunidade desenvolvendo processos assistenciais, intervenções coletivas, educação em saúde e investigação científica em cidades do Rio Grande do Norte (RN). O projeto faz parte do Setor de Responsabilidade Social do Serviço Social da Indústria (SESI/RN) e a UFRN se engajou nessa parceria através dos Departamentos de Enfermagem e Fisioterapia. OBJETIVOS: relatar a vivência de discentes de enfermagem durante o projeto Criança 2000 no ano de 2012. METODOLOGIA: o estudo do tipo relato de experiência. No ano de 2012 as ações serão desenvolvidas em 20 cidades do RN, quinzenalmente, aos sábados pela manhã. O projeto prioriza ações de controle de riscos e agravos que repercutem na morbimortalidade infantil bem como orientações junto às crianças e adolescentes, considerando o perfil epidemiológico da região. O departamento de enfermagem desenvolve suas ações com equipe composta por docente coordenador, enfermeiros colaboradores, discentes bolsistas e voluntários matriculados entre o 4º e 8º período do curso de enfermagem da UFRN selecionados através de edital. As ações de enfermagem são: palestra sobre na adolescência; palestra sobre câncer de mamas com exame clínico; palestra sobre violência doméstica para educadores e consulta de enfermagem à criança. A avaliação é contínua, dinâmica e propositiva a partir do processo de ação-reflexão-ação. Os resultados das atividades tornam-se relatórios que sugerem intervenções dos poderes públicos na solução dos problemas identificados em cada município. RESULTADOS: o projeto engloba atividades práticas e reflexões teóricas, bem como contribui com a melhoria da qualidade de vida da população, fortalece relações e permite troca de saberes popular e científico. É uma oportunidade de vivenciar: investigação das condições de morbimortalidade; verificação dos principais problemas de saúde das populações carentes; orientações para doenças sexualmente transmissíveis e drogas; detecção precoce do câncer de mama; mudanças psicobiossociais na adolescência; consulta a criança; e orientação aos educadores sobre violência doméstica. CONCLUSÃO: o projeto vem contribuindo significativamente no processo de formação em enfermagem da UFRN, promovendo uma ação dialógica entre teoria/pratica no processo de ensino-aprendizagem além da vivência do processo de trabalho do enfermeiro pelos discentes.