Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA REGIONAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR
Relatoria:
JACQUELINE PATRÍCIA DA SILVA ANDRADE
Autores:
- SORAYA MARIA DE MEDEIROS
- ANA CLÁUDIA CARDOZO CHAVES
- KLEBIA KAROLINE DOS SANTOS NECO
- RAYLA PATRÍCIA DA SILVA ANDRADE
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) foi criada em 2002. A RENAST é composta por 178 Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e uma rede sentinela de 1.000 serviços médicos e ambulatoriais de média e alta complexidade, responsáveis por identificar, investigar e notificar os acidentes e doenças relacionados ao trabalho, registrando-os no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Cabe aos CEREST regionais prover suporte técnico e viabilizar ações de vigilância, facilitando processos de capacitação para técnicos, controle social e toda a rede do SUS, além de executar e organizar a assistência nos níveis de atenção secundária e terciária para atender aos acidentes e agravos à saúde relacionados com o trabalho e apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica e subsidiar a formulação de políticas públicas. Objetivos: relatar a experiência vivenciada por docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem da UFRN, através de aulas práticas supervisionadas no CEREST/Natal, na disciplina Saúde do Trabalhador. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com participação de discentes, docente e colaboradores da disciplina em estudo, no período correspondente aos quatro semestres letivos dos anos de 2010 a 2011. Resultados: Na visão dos discentes, a experiência vivenciada foi considerada muito válida em termos de aprendizado sobre a área em estudo, considerando: a interação com trabalhadores usuários do serviço, conhecimento dos seus problemas de saúde relacionados ao trabalho e os riscos ocupacionais aos quais estão expostos. Na visão dos docentes e colaboradores: aprendizado dos discentes através de experiência prática, confrontando os conhecimentos adquiridos na teoria com a prática; possibilidade de contribuir com a saúde dos trabalhadores, através de orientações e acompanhamento nas consultas de enfermagem. Conclusão: O ensino da área de Saúde do Trabalhador com a vivência dos discentes em uma unidade de média complexidade no contexto da rede de serviços de atenção integral à Saúde do Trabalhador como o CEREST Regional, dinamiza o aprendizado, possibilitando o conhecimento concreto sobre dados epidemiológicos de morbidade relacionados ao trabalho e sensibilizando sobre os direitos e lutas dos trabalhadores.