LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
CONHECIMENTO ACERCA DA MAMOGRAFIA POR GRADUANDAS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
MARINNA MARIA DE ANDRADE COSTA
Autores:
  • MÍRIA CONCEIÇÃO LAVINAS SANTOS
  • CAMILA BRASIL MOREIRA
  • ALTAMIRA MENDONÇA FÉLIX GOMES
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A mamografia é um dos métodos de detecção precoce para o câncer de mama, capaz de mostrar lesões em fase inicial, com tamanho de milímetros. Sendo recomendada sua realização anual a partir dos 50 anos, e no caso de parentes de primeiro grau acometidos pela doença esta deve ser realizada a partir de 10 anos antes da idade do parente diagnosticado (INCA, 2004). Objetivou-se relatar uma estratégia educativa acerca da mamografia com um grupo de alunas de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC. Metodologia: A atividade foi realizada com 8 alunas em dezembro de 2011, teve duração de 50 minutos e foi dividida em 4 etapas: apresentação, explanação do conteúdo e técnica de assimilação. Resultados: A apresentação se deu de forma dinâmica onde as participantes e os coordenadores da atividade trocaram informações acerca de sua vida pessoal e sobre o tema, a fim de promover interação entre os integrantes da estratégia. Posteriormente, foi realizada a exposição teórica sobre a mamografia, seguida de uma atividade onde as participantes recebiam definições ou respostas e cada uma tinha que afixar no mural. Os resultados foram obtidos através de um pré e pós-teste, onde continha perguntas abertas sobre mamografia. Podemos ressaltar a questão no pré-teste onde 4 participantes afirmaram que a mamografia é indicada para mulheres a partir dos 35 anos mesmo sem queixas relacionadas às glândulas mamárias. E a mesma pergunta no pós-teste foi respondida por todas as participantes como a mamografia sendo indicada entre 40 e 50 anos a cada um ou dois anos e anualmente em mulheres acima de 50 anos. Na questão sobre exame detalhado para diagnóstico de nódulos mamários, 3 alunas disseram que mastectomia era um exame de detecção precoce do câncer de mama, e a mesma pergunta pós-teste foi respondida por todas as alunas como mamografia e biópsia os exames mais detalhados para detectar nódulos. Conclusão: Percebemos que apesar de serem estudantes de ensino superior, vemos a necessidade de uma construção adequada do conhecimento junto a esse grupo e a desconstrução de um pré saber errôneo. A estratégia educativa pode proporcionar a formação de um saber embasado na literatura e adequada à prática correta.