Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
ATIVIDADE EDUCATIVA EM SAÚDE DO ADOLESCENTE: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Relatoria:
ZAISSA MEDEIROS DE MACEDO
Autores:
- Clara Tavares Rangel
- Daniella Santos Guedes Alcoforado
- Sheila Saint-Clair da Silva Teodosio
Modalidade:
Pôster
Área:
Vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Estágio Supervisionado III é uma disciplina do curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O mesmo tem como propósito inserir o discente no desenvolvimento de competências e habilidades na prática educativa do enfermeiro. Assim, o presente trabalho se refere a uma experiência desenvolvida por estagiárias na prática de ensino de enfermagem com adolescentes da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, no município de Natal/RN. É notório o desenvolvimento de competências e habilidades na prática de ensino, nos diversos cenários da experiência profissional para as estágiarias em enfermagem. Considerou-se a importância da Atenção Básica no que tange a educação em saúde, buscando a articulação entre ensino-serviço-comunidade na realização de oficinas voltadas para a saúde dos adolescentes. A ação educativa permitiu a sensibilização das estagiárias quanto à importancia da educação em saúde para os jovens, principalmente quando se utiliza as pedagogias ativas estimulando a formação do cidadão crítico e autônomo no controle das suas condições de saúde. OBJETIVOS: Relatar a experiência do Estágio Supervisionado; Socializar os aspectos facilitadores e dificultadores encontrados na prática educativa do enfermeiro. METODOLOGIA: O estudo consiste em um relato de experiência vivenciado pelas discentes da disciplina Estágio em Licenciatura Plena em Enfermagem, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no mês de março e abril de 2012. Foram realizadas oficinas educativas acerca de assuntos pertinentes ao processo saúde/doença dos jovens. Cada oficina contou com a participação de 25 jovens. RESULTADOS: O estágio promoveu a busca por modelos pedagógicos que permitissem a participação dos adolescentes nas oficinas educativas. Como aspectos facilitadores destacam-se: a abordagem interativa, repercutindo numa participação efetiva e esclarecimento de dúvidas; a troca de conhecimentos/experiências entre os adolescentes e as estagiárias. E como aspecto dificultador considerou-se o número excessivo de alunos na sala de aula, prejudicando, às vezes, o acompanhamento dos mesmos. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que o estágio teve repercussão positiva, para as estagiárias, na aquisição de experiência da prática educativa do enfermeiro, bem como possibilitou aos adolescentes, através das oficinas, a troca de experiências e a construção de novos conhecimentos na área da saúde/enfermagem.