Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
PRÁTICA DE MONITORIA EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS
Relatoria:
KARINY KELLY DE OLIVEIRA MAIA
Autores:
- JESANA SÁ DAMASCENO
- LUANA IDALINO DA SILVA
- THIAGO FERNANDES DE SOUSA
- ÁLISSAN KARINE LIMA MARTINS
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O exercício de monitoria faz parte de um programa que incentiva o alunado a despertar interesse pela docência, compreendendo uma modalidade de ensino-aprendizagem, onde ocorre uma troca de experiência entre professor/orientador e aluno/monitor, sendo este um importante componente que integra a estrutura curricular do curso de graduação em Enfermagem. Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de Enfermagem na prática da monitoria, considerando a importância deste como procedimento pedagógico que possui dimensões política, técnica e humana. Trata-se de relato de experiência de acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem realizado através de rodas de conversas que versavam sobre as experiências da monitoria em disciplinas do componente profissionalizante da matriz curricular do curso. Os acadêmicos ressaltaram que a participação do aluno como monitor propicia a construção/produção de conhecimentos, maior crescimento acadêmico, a manutenção, a atualização e a fixação dos conteúdos já trabalhados e maior socialização do aluno-monitor com outros alunos, de forma a oferecer apoio a esses alunos, através de encontros presenciais. O fato de estar em contato direto com alunos na condição, também de acadêmico, faz com que o aluno-monitor sinta-se motivado por estar contribuindo com o aprendizado de futuros profissionais. Conclui-se que a oportunidade de monitoria é fundamental para os alunos, revelando-se enriquecedora não só para o aluno-monitor, mas também para o aluno que recebe o suporte durante as atividades, principalmente na área da saúde e da Enfermagem. Essa oportunidade desenvolve no aluno-monitor uma visão crítica e desperta sua vocação docente, proporcionando uma experiência enquanto facilitador no processo ensino-aprendizagem aliado ao professor, sendo importante vivência para a formação enquanto enfermeiro.