Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
AMNIORREXE PREMATURA E OLIGODRÂMNIO : RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANTONIA MAURYANE LOPES
Autores:
- CAROLINE BARBOSA DE SOUSA
- FERNANDA NASCIMENTO DOS SANTOS
- FERNANDA MARIA DE JESUS SOUSA PIRES DE MOURA - PR
- KEROLAYNNE CARDOSO VIEIRA SABINO
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A rotura prematura de membranas ovulares (RPM) ou amniorrexe ou rotura da bolsa de águas é o quadro caracterizado pela rotura espontânea das mesmas antes do começo do trabalho de parto. É uma complicação obstétrica observada em cerca de 3% das gestações, sendo responsável por 30% dos partos pré-termos.A oligodrâmnio, caracterizada pela acentuada redução do volume de líquido amniótico, incide em 3,9 a 5,5% das gestações. É diagnosticada sempre que o volume amniótico é inferior a 250 ml entre a 21ª e a 42ª semana gestacional. Em poucas oportunidades a etiologia é desconhecida e a oligodrâmnio é rotulada como idiopática.OBJETIVO: Relatar a experiência adquirida e avaliar prestação da assistência de enfermagem. METODOLOGIA:Essa experiência foi vivenciada no período de três dias de outubro de 2011 nos estágios da disciplina Saúde da Mulher em uma Maternidade Escola de Teresina-PI.RESULTADO:A observação,acompanhamento da patologia,serviu de base primordial para o aprimoramento de conhecimento,para a integrar teoria–prática,uma vez que no final da prática fazia –se socialização em grupo para a discussão.A assistência de enfermagem prestada compreende o aumento da ingesta hídrica, quanto ao repouso restrito ao leito, controlar a dinâmica uterina e alterações nos batimentos cárdicos fetais. É imprescindível atenção especializada devido ao risco de morte do Recém- nascido e de parto prematuro. CONCLUSÃO:A implementação do processo de enfermagem mediante as necessidades existentes, proporciona um cuidado humanizado, auxiliando na obtenção de diagnósticos precisos e um plano de cuidados eficiente e voltado para as necessidades específicas da clientela.