Anais - 15º CBCENF
Resumo
Título:
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM ENFERMAGEM: RESPONSABILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DA FAEN-UERN
Relatoria:
CRISTINA VIRGÍNIA OLIVEIRA CARLOS
Autores:
- Juliana Suelly de Almeida e Assis
- Elka Fernanda Paulino Martins
- Elane da Silva Barbosa
- Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O Programa de Educação Tutorial destina-se a amparar o aluno como sujeito da educação e do cuidado; ajudando-o a construir sua autonomia e cidadania. Objetivo: Este estudo objetiva, portanto, resgatar o processo de construção do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Enfermagem de Mossoró - PETEM. Metodologia: Essa investigação é qualitativa, tendo enquanto estratégias de coleta dos dados: entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. Contando com quinze colaboradores, sendo cinco egressos e quatro integrantes do PETEM, uma ex-tutora, dois docentes e três discentes. Resultados: Constatamos que o processo seletivo do Programa passou por transformações ao longo do tempo. O PETEM realiza ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo dificuldade de realizar atividades extensionistas em virtude da elevada carga horária do curso de enfermagem. Conclusão: Assim, esta pesquisa registrou um pouco da história desse Programa, demonstrando a sua importância para a produção de conhecimento no âmbito da Faculdade de Enfermagem.