LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO EXTRACURRICULAR VOLUNTÁRIO EM UM CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA
Relatoria:
JAIANE FAÇANHA LESSA
Autores:
  • AGNES RAQUEL DA SILVA CORREIA
  • AMANDA BEZERRA SAMPAIO
  • EMANUEL MARTINS SILVA
  • MARIA LUANA BARRETO CAVALCANTE
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A enfermagem é uma ciência humana, uma arte que lida com experiências de seres humanos no processo saúde doença, mediados por transações pessoais, científicas, estéticas e éticas do cuidado humano. O impacto da participação de acadêmicos em estágios extracurriculares na enfermagem visualiza-se no fortalecimento de sua identidade profissional, na conquista da autonomia em suas ações, com consequente qualificação de seu processo de trabalho, e na formação crítica e comprometida do futuro profissional. Nesse contexto, o desenvolvimento de atividades de estágio, que foi regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) através da Lei 6494/77 e do Decreto 8797/82, possibilita o contato direto do estudante com o usuário, conferindo uma oportunidade singular de aplicar seus conhecimentos teóricos bem como de contribuir no desenvolvimento de habilidade e destreza nas ações de enfermagem. OBJETIVOS: Relatar uma experiência vivida por duas acadêmicas de enfermagem no Hemocentro Regional de Iguatu – HEMOCE, ressaltar a importância de obter experiência e habilidade profissional já que as habilidades práticas são trabalhas afetivamente nos últimos semestres do curso de graduação. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório realizado através da experiência vivida por acadêmicos de enfermagem durante um Estágio extracurricular voluntário no HEMOCE, desenvolvido no período de férias nos meses de fevereiro a março de 2012. Para a pesquisa foi necessário consultar trabalhos publicados em artigos científicos veiculados nacionalmente por meio da internet e em livros que tratavam sobre o assunto apresentado. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Percebemos que o estágio extracurricular voluntário é uma forma de aprendizagem transformadora onde este nos coloca frente ao o impacto da transição da vida acadêmica para a profissional podendo ser diminuída através de experiência de trabalho sistematizado, crítico, participativo e voluntário. Observou-se que é necessário um cenário ideal padrão para que não ocorra, insegurança, ansiedade e o possível erro por parte do estagiário.