LogoCofen
Anais - 15º CBCENF

Resumo

Título:
APRENDIZAGEM EXTRAMURO: O CONTATO COM A REALIDADE SOCIAL E A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
Relatoria:
GUTEMBERGUE LUCENA DE AZEVEDO
Autores:
  • CLAUDIA JANIELE BATISTA FONSÊCA
  • ANNA LAURA SOARES DE OLIVEIRA
  • JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR
Modalidade:
Pôster
Área:
Determinantes de vida e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria é uma modalidade específica, estabelecida dentro do princípio de vinculação exclusiva às necessidades de formação acadêmica do aluno de graduação, inseridos no planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos respectivos cursos, além de possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas. A disciplina/atividade SACI (Saúde e Cidadania) caracteriza-se por estimular às práticas interdisciplinares, o trabalho em equipe, à articulação ensino-serviço-comunidade, o protagonismo ativo dos alunos em defesa do exercício da cidadania plena e de uma nova realidade social. O objetivo do estudo consiste em relatar experiências vivenciadas pelos monitores da SACI, destacando a participação dos alunos no desenvolvimento de suas atividades. Trata-se de um estudo descritivo com enfoque no relato de experiência, vivenciado na monitoria da SACI, envolvendo os cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, no período de 2010 a 2012. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas no espaço acadêmico da FACISA/UFRN e, nos equipamentos sociais do município de Santa Cruz/RN, mais precisamente nos bairros Centro, DNER, Maracujá, Conjunto Cônego Monte e Paraíso, na referida cidade, sendo realizado um encontro semanal com duração de quatro horas. Espera-se que a disciplina/atividade SACI tenha feito com que os alunos desenvolvam habilidades no campo das relações interpessoais, que possibilitem trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional, quebrando o individualismo e incentivando o diálogo e a cooperação. Como monitores, durante as visitas aos bairros, pudemos vivenciar a realidade da saúde da comunidade, contribuindo e ajudando de forma voluntária, para a melhoria da qualidade de vida da população e, aprendendo a identificar e a refletir sobre os princípios e valores que orientam o aprimoramento do comportamento ético e cidadão da equipe e da comunidade. Tendo o desenvolvimento dos meios de incentivo à docência, relacionando ao desenvolvimento do meio social. A execução das atividades de monitoria possibilitou uma visão ampliada acerca do trabalho em equipe, desenvolvendo o interesse pela docência, além de levar os estudantes da disciplina/atividade para conhecerem a realidade dos bairros visitados, contribuindo para sua formação crítica e cidadã frente a realidade humana.